49 anos do Sintep/MT

No dia 29 junho o Sintep/MT comemora o seu aniversário de 49 anos. Com conquistas históricas que serviram de base para as lutas dos trabalhadores da educação de todo o Brasil.

Em 1964, em um período turbulento para os profissionais da educação em Mato Grosso, surgiram os primeiros movimentos de luta dos trabalhadores da educação, mas foi apenas no ano seguinte, em 29 de junho que os professores fundam a Associação Mato-grossense de Professores Primários (AMPP).

Depois de muitas lutas e dificuldades na AMPP, em 1986 surge a proposta de estender o quadro associativo da também para os funcionários das escolas, o que só foi aprovado em 1987, quando a AMPP se transformou em Associação Mato-grossense de Profissionais da Educação (Ampe).

Em 1988, com o retorno pela Constituição do direito de se sindicalizar, surge o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso, o Sintep/MT, que traz avanços para a categoria através da filiação à Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Entre as conquistas que Mato Grosso "exportou" para a educação pública desde a criação da AMPP estão a gestão democrática, piso salarial para os trabalhadores da educação atrelado ao salário mínimo, programa de profissionalização dos funcionários, entre outros.
Quem participou e ainda participa das conquistas do Sintep/MT tem muito a contar. Filiado à entidade há 30 anos, o professor Júlio Viana, relembra parte de sua história junto ao Sintep/MT, desde quando ainda existia a AMPP. "Tivemos muitos momentos marcantes e conquistas que apesar de não serem vitórias definitivas, propiciaram que seguíssemos em frente, pois se não fossem as lutas e o empenho dos trabalhadores, teríamos uma educação mais precária do que a que temos hoje".

Júlio foi um dos três grevistas que fez greve de fome em 1989 para fortalecer a categoria durante a paralisação e também sensibilizar o governo sobre as reivindicações da categoria. "Foi um evento que me marcou não só pelo ato, mas pela solidariedade dos companheiros e da categoria. Também tivemos o processo de transferência da Ampe para o Sintep/MT, que foi importante, pois éramos da oposição e conquistamos a primeira direção do Sindicato, onde estamos até hoje".

Para o ex-presidente do Sintep/MT, Carlos Abicalil, o Sindicato é uma das organizações civis mais importantes da história recente do Estado. "Formamos cidadania, ocupamos praças, ruas e tribunas. ousamos forjar políticas públicas que vem ganhando expressão e legitimidade nacionais. Temos orgulho de servir como referência geracional aqui e no Brasil. Sou muito feliz por compartilhar essa trajetória já feita e poder olhar o horizonte que aponta a potência que ainda virá ".

Para os pioneiros na luta da educação em Mato Grosso, os 49 anos do Sintep/MT são motivo de orgulho. Maria das Graças Silveira, a professora Graça, é filiada ao Sindicato há mais de 40 anos e mesmo aposentada continua na luta pelos direitos dos trabalhadores da educação. "Pretendo continuar sendo um grãozinho de areia nesse Sindicato para fortalecer o Sintep/MT que somos todos nós. Temos um Sindicato que sempre apoiou a categoria, que trouxe conquistas importantes para os trabalhadores por ser um sindicato forte e de luta, o qual eu só tenho a parabenizar".

Fonte: Assessoria de imprensa Sintep/MT.

 

Facebook

Curta nossa página no
Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no
Twitter