A Câmara de Educação Básica do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso (CEE/MT) realizou, na tarde de hoje (06), um encontro para discutir o Plano Nacional de Educação (PNE), no auditório do Centro Universitário Cândido Rondon (Unirondon), em Cuiabá. Conselheiros, técnicos, gestores e profissionais da Educação participaram de uma palestra com o professor doutor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Luiz Fernandes Dourado. A secretária de Articulação Sindical do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) e membro do CEE/MT, Maria Luiza Zanirato, participou da reunião.

Com o tema "Uma visão geral da educação brasileira, num contexto histórico e atual, e os próximos anos no novo PNE", o encontro também possibilitou a discussão entre os participantes. Segundo Luiz Dourado, é importante ter em foco os desafios a serem enfrentados na educação básica. "Discutimos as políticas e gestão da Educação, focando nos desafios e perspectivas em vista a construção coletiva do PNE e dos respectivos planos estaduais. Ou seja, contextualizamos a Educação e o que se espera do PNE".

"Buscamos ser o mais didático possível para discutir com os participantes dos mais diversos segmentos. Esperamos que ao pensar a realidade de Mato Grosso possamos contribuir para a discussão nacional. A proposta é percorrer as 20 metas do novo PNE, tentando levantar os problemas, considerando o histórico do Estado e o Plano Estadual de Educação (PEE), ao mesmo tempo da tramitação de um plano nacional", acrescentou o professor.

Luiz Dourado sintetizou que, em relação ao PNE, precisa-se avançar na construção do sistema nacional de Educação, inclusive no financiamento da educação básica; na regulamentação do regime de colaboração entre Estados e municípios; na proposta de gestão democrática; lutar pela aplicação dos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na Educação e também pela valorização e formação dos profissionais da Educação para atender a demanda com qualidade.

Maria Luiza Zanirato afirmou que os membros do CEE/MT precisam subsidiar as políticas públicas de Educação, por isso o debate sobre o assunto é tão importante. "Estamos na fase de tramitação do PNE, que já foi debatido na Conferência Nacional de Educação (Conae), em 2010. As mudanças que foram aprovadas no Conae precisam ser acompanhadas por nós, do Conselho, para que sejam incluídas no PEE", ressaltou.

 

 

 

 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

 

Cuiabá, MT - 06/09/2011 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 6151-6160 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter