Diretoras do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) participam da 3ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Cuiabá, no Hotel Fazenda Mato Grosso. O evento, aberto ontem (15) e com encerramento previsto para o final da tarde de hoje (16), conta ainda com a participação de diversos segmentos da sociedade. Essa e outras etapas municipais foram realizadas graças à articulação do Fórum de Articulação de Mulheres de Mato Grosso (FAMMT).

A intenção é discutir temas abrangentes voltados às mulheres. "São assuntos relacionados a direitos trabalhistas, violência doméstica, preconceito, enfim, todos os problemas que impedem a igualdade e autonomia da mulher perante a sociedade", ressaltou a secretária geral do Sintep/MT, Vânia Miranda. Os encaminhamentos serão votados e aprovados pela plenária para serem levados à etapa estadual. Também representam o Sintep/MT no evento, a vice-presidente, Jocilene Barboza; a secretária de Articulação Sindical, Maria Luiza Zanirato; a secretária adjunta de Políticas Sociais, Edina Martins de Oliveira; e a 1ª secretária, Silvana Silva de Jesus.

A Conferência Estadual, por sua vez, ainda não foi convocada pelo governo de Mato Grosso, apesar de o FAMMT ter alertado o Executivo desde julho. De acordo com a secretária de Formação Sindical do Sintep/MT, Marli Keller, a situação causa incerteza e preocupação, já que a previsão é que a etapa estadual ocorra em outubro. "Enquanto isso, os diversos segmentos da sociedade estão fazendo a sua parte, discutindo o assunto nos municípios", relatou.

Além dos debates e eleição dos delegados, a etapa municipal de Cuiabá deve aprovar a elaboração do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres e formulação do Conselho Municipal das Mulheres. "Esse encontro é fundamental, porque faz uma leitura da conjuntura local e, por meio das proposições apontadas, constrói a base para as demais etapas", frisou a coordenadora do Fórum de Articulação, Maria Dulce de Resende.

Avaliação das ações - Já no âmbito nacional, a Conferência ocorrerá entre os dias 12 e 15 de dezembro de 2011, em Brasília (DF), e terá como subsídio o II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. O documento foi aprovado na 2ª Conferência, em 2007, cujas ações e políticas propostas serão avaliadas, atualizadas e aprimoradas pela 3° Conferência Nacional.

 


Cuiabá, MT - 16/09/2011 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 6141-6150 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter