A comissão organizadora da Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente (CEETD) de Mato Grosso realizou uma videoconferência preparatória, no dia 19 de setembro, que contou com a participação de 83 municípios e três segmentos: trabalhadores, empregadores e governo. O objetivo foi mobilizar os trabalhadores para a participação no debate, além de apresentar o regimento interno da Conferência e esclarecer possíveis dúvidas dos participantes.

"Houve a participação do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT). Enquanto sindicato cutista, apresentamos as principais propostas de uma das bancadas, a dos trabalhadores", conta a secretária de Formação Sindical do Sintep/MT, Marli Keller que, juntamente com o secretário de Finanças do Sindicato, Orlando Francisco, representam a Central Única dos Trabalhadores em Mato Grosso (CUT/MT) na comissão organizadora. A Central ainda é representada por Marli Terezinha e João Dourado.

Segundo Marli Keller, os temas destacados nos debates foram: redução da jornada de trabalho; combate à informalidade e terceirização no trabalho; saúde e segurança no trabalho de qualquer segmento; igualdade de oportunidades; valorização do salário mínimo; emprego de qualidade; fortalecimento da economia solidária e agricultura familiar, e garantia da liberdade para organização sindical.

A CEETD acontecerá entre os dias 25 e 27 de outubro, em Cuiabá. "A CEETD é de fundamental importância por ser a primeira que discute o mundo do trabalho com foco na geração de mais e melhores empregos, erradicação do trabalho escravo e infantil e fortalecimento do diálogo tripartite", afirma Marli Keller. Ela acrescenta que a CUT/MT irá mobilizar, a partir dos sindicatos filiados, os delegados que participarão da etapa estadual.

A Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente será realizada em maio de 2012, em Brasília (DF).


Cuiabá, MT - 22/09/2011 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 6121-6130 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter