Foi lançada, hoje (29) de manhã, a 4ª edição do Prêmio ODM Brasil, no auditório da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt). Cuiabá é a 26ª Capital do país a receber o evento, coordenado de maneira itinerante pela Secretaria-Geral da Presidência da República. O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) é um dos parceiros da iniciativa.

O prêmio foi criado em 2004 pelo governo federal, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pelo Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (Nós Podemos). O objetivo é valorizar e reconhecer publicamente práticas sociais desenvolvidas por prefeituras e organizações da sociedade civil que contribuam para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

De acordo com o secretário do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, Rodrigo Loures, as metas consolidam um esforço mundial integrado de tornar sustentável a vida do planeta. "Para que se tornem realidade, os objetivos do milênio precisam ser transformados em projetos e ações sintonizadas com as particularidades de cada local".

Os objetivos do milênio - As metas foram estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano 2000, com o apoio de 191 Nações, e ficaram conhecidas como os Oito ODM's. As oito metas significam uma atitude para tornar o mundo mais justo e solidário até 2015. São elas: erradicar a extrema pobreza e a fome; educação básica de qualidade para todos; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; garantir sustentabilidade ambiental e estabelecer parcerias para o desenvolvimento.

As inscrições para a 4ª edição do Prêmio ODM Brasil são gratuitas e podem ser feitas até as 23h55 do dia 31 de outubro. Podem ser inscritas práticas que atendam a um ou mais objetivos. As práticas inscritas são avaliadas e selecionadas por técnicos e especialistas nos ODM do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Em 2007, o projeto Coorimbatá, de Mato Grosso, foi premiado.

 

Cuiabá, MT - 29/09/2011 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 6111-6120 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter