A abertura da 3ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres de Mato Grosso contou com uma animada apresentação do cordel sobre a Lei Maria da Penha e outras melodias do representante do Instituto Maria da Penha, Tião Simpatia. O evento ocorre hoje (13) e amanhã (14), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, com o objetivo de avaliar e elaborar propostas voltadas às mulheres mato-grossenses.
Realizado pelo governo do Estado, por meio da Superintendência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres e do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM-MT), o encontro conta com representantes de diversas entidades e sociedade civil organizada. Delegada por Cuiabá no segmento Movimentos Sociais, a secretária de Articulação Sindical do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Maria Luiza Zanirato, disse que este momento é importante para que as mulheres se organizem e exijam dos órgãos governamentais políticas públicas efetivas. "No campo educacional, é preciso avançar no sentido de acabar com a cultura de que a mulher deve ser submissa".
O evento tem como base a avaliação do II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. De acordo com a secretária de Formação Sindical do Sintep/MT, Marli Keller, a expectativa é que a conferência avance para a elaboração do plano estadual e nos municípios. "As mulheres ainda são muito penalizadas em questões como violência doméstica, discriminação no mercado de trabalho que se desdobra em disparidade salarial, enfim, aspectos que merecem atenção especial de toda a sociedade e que poderiam ser melhorados com o estabelecimento do plano", ressaltou.
A diretora do polo regional Oeste II do Sintep/MT e vereadora de Cáceres, Lúcia de Lourdes Gonçalves, também participa do evento, representando a Câmara Municipal. "Além de avaliar o desenvolvimento das políticas públicas voltadas para as mulheres, temos o desafio de apontar novas propostas nos mais diversos contextos", afirmou. Localizada a 250 km de Cuiabá, a cidade de Cáceres está em fase de elaboração do plano municipal. "A etapa estadual da conferência nos remete a importância de estarmos organizadas para garantir sua efetividade", acrescentou.
A 3ª Conferência Estadual conta ainda com a participação da secretária nacional de Políticas para Mulheres, Rosana Ramos; secretária da Mulher do Maranhão, Catharina Bacellar; as conselheiras estaduais Priscila Batistuta Nóbrega e Tânia Regina de Matos; a primeira-dama e secretária de Assistência Social de Mato Grosso, Roseli Barbosa, além de 128 delegadas, escolhidas durante as 18 conferências municipais, e 142 representantes de movimentos sociais, sociedade civil organizada e órgãos públicos.
Etapa nacional - Amanhã (14), 55 participantes serão eleitas para representar Mato Grosso na 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (III CNPM), que ocorre entre os dias 12 e 15 de dezembro, em Brasília (DF). Também ocorrerá a plenária final, com votação das emendas que serão levadas à apreciação do evento nacional. A conferência foi criada pelo governo federal em 2004, como um dos resultados da criação da Secretaria de Política para as Mulheres (SPM). 

 

Cuiabá, MT - 13/10/2011 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 6091-6100 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter