O Fórum Estadual de Educação de Mato Grosso (FEE-MT) debateu, hoje (17) de manhã, no miniauditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), as indicações da Comissão Executiva da Conferência Estadual de Avaliação do Plano Estadual de Educação (Conapee). Os apontamentos são resultados das etapas regionais, realizadas entre 19 e 30 de setembro, nos polos dos Centros de Formação e Atualização de Professores (Cefapros).

A 6ª reunião também pautou a metodologia de sistematização do PEE, aprovação do regimento interno da Conapee, e assuntos gerais. "Esse momento é importante para analisar, dirimir dúvidas sobre o processo de organização da etapa estadual, além de aprovar ou não as solicitações feitas por alguns segmentos que participaram das conferências regionais", ressaltou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Gilmar Soares Ferreira.

As proposições referem-se, entre outras questões, à distribuição do número de delegados por região, demandas apresentadas pelos segmentos da Educação Indígena e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). "Estes apontamentos e o grande número de emendas apresentadas pelas etapas municipais e regionais demonstram o envolvimento dos participantes, principalmente dos trabalhadores da Educação Básica, já que a presença das modalidades Superior e Técnica foi abaixo do esperado", avaliou o secretário de Políticas Educacionais do Sintep/MT, Henrique Lopes, que integra a comissão executiva da Conapee.

Sistematização - As entidades que compõem o FEE-MT também discutiram a sistematização do documento-base da Conapee, que ocorre entre os dias 15 e 18 de novembro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. O objetivo é avaliar o PEE, aprovado em 2008 e que tem vigência até 2018. Apesar de ser reestruturado a cada 10 anos, as metas devem ser avaliadas periodicamente, no sentido de diagnosticar aquelas que foram alcançadas, readequar outras e propor novos objetivos.

Considerado um instrumento balizador das políticas públicas do setor em Mato Grosso, o Plano engloba 14 temas vitais para a Educação: Educação Infantil; Ensino Fundamental, Médio e Superior; Educação Profissional e Tecnológica, Especial, Indígena, de Jovens e Adultos, Ambiental, das Relações Étnico-Raciais, do Campo e a Distância; Formação e Valorização dos Profissionais da Educação e Gestão e Financiamento. Para cada um desses itens foi feito um diagnóstico do setor, definidas as diretrizes e estabelecidos objetivos e metas.

 

Cuiabá, MT - 17/10/2011 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 6081-6090 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter