O I Fórum das Licenciaturas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foi aberto hoje (3) de manhã no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. Promovido pelo Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência), da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), o encontro reúne cerca de 310 professores e estudantes dos cursos de licenciatura, gestores da UFMT, de outras universidades e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT), coordenadores do Prodocência de outras cidades, e representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Estadual de Educação (CEE) e do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público (Sintep/MT), dentre outros setores ligados à área de educação

Serão dois dias de mesas-redondas sobre os temas: Ciclos de Formação Humana, Prática como componente curricular, Diversidade nas licenciaturas e Estágio supervisionado obrigatório. Os objetivos do fórum são de elevar a qualidade da formação dos futuros docentes; promover a integração entre educação superior e educação básica; e valorizar a formação dos profissionais do magistério.

O vice-reitor no exercício da reitoria, Francisco Souto, e a pró-reitora de Ensino de Graduação, Myrian Thereza de Moura Serra, destacaram a importância da realização do fórum e desse tipo de debate voltado para a melhoria da formação dos professores. "A educação é um problema e está atrasada no país", afirmou  Francisco Souto ao ressaltar o papel das discussões no aperfeiçoamento para a "formação de professores com mais competência e engajados na melhoria da educação nacional".

A  secretária de Articulação Sindical do Sintep/MT e conselheira estadual de Educação , Maria Luiza Zanirato, coordena a comissão do CEE que estuda a implantação do ciclo de formação humana e normatização. Ela considera fundamental o debate sobre o tema, pois ainda há divisão de trabalho dentro da escola entre os pedagogos (professores de turmas) e os profissionais dos anos finais (professores por disciplina). Para ela, o problema está na formação, pois os pedagogos têm uma visão global da escola e os licenciados dão enfoque maior nas disciplinas que cursaram nas licenciaturas. "O enfoque do pedagogo é na aprendizagem e dos outros é em transmitir o conteúdo de sua área de conhecimento, de formação. Na visão nas licenciaturas há de priorizar o bacharelado e não ensino e a aprendizagem. Os cursos formam os profissionais secundarizando a formação do professor", explicou.

Portanto, segundo Maria Luiza, a busca deve ser pela unidade. "O fundamental é que todos trabalhem com a mesma metodologia e organização metodológica". A academia, completa, deve garantir mais unicidade do trabalho escolar. Para a conselheira, essa discussão deve ser permanente para que diminua a fragmentação dentro da escola e ocorra mudança de mentalidade.

O secretário Adjunto de Políticas Educacionais do Sintep/MT, Dirceu Blanski, também participou do fórum. 

A estudante do 5º semestre do curso de Biologia da UFMT, Thaína Dantas Pereira, 19 anos, também ressaltou a importância dos debates e da valorização dos professores. "Porque sem educação não tem como avançar", frisou ao destacar o papel dos educadores.

O professor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus de São Vicente, e coordenador da Licenciatura de Ciências da Natureza, Leandro Carbo, considerou o debate pertinente, pois "não dão importância para os cursos de licenciaturas".  Neste ano, ele já participou, inclusive, do I Fórum das Licenciaturas dos Institutos Federais, realizado em Natal (RN). A proposta, segundo ele, é realizar o I Fórum do IFMT em 2012.  

O tema "Ciclos de Formação Humana" abriu os debates hoje de manhã. A mesa-redonda foi composta pelas professoras doutoras Jorcelina Elisabeth Fernandes, Filomena Maria Arruda Monteiro e Ozerina Victor de Oliveira, do Instituto de Educação (IE) da UFMT.  

Lançamento -  A coordenadora do Programa de Formação Docente da UFMT, Irene Cristina de Mello, está otimista com os resultados dos debates. Segundo ela, desse fórum já deve sair duas temáticas para o próximo.  

Irene Cristina de Mello, Luciene de Paula e Elizaine Bagatelli Okde são as organizadoras do catálogo dos cursos de licenciaturas da UFMT. O catálogo foi elaborado na perspectiva de apresentar o atual estado da arte das licenciaturas na UFMT e alicerçar uma interação entre os 35 cursos que têm como foco a formação dos professores e a interlocução da universidade com as redes públicas municipal e estadual de educação básica. A publicação será lançada durante o I Fórum das Licenciaturas.  

Confira a programação completa.

 

Cuiabá, MT - 03/11/2011 00:00:00


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