O I Fórum das Licenciaturas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foi aberto hoje (3) de manhã no Hotel Fazenda Mato Grosso,
Serão dois dias de mesas-redondas sobre os temas: Ciclos de Formação Humana, Prática como componente curricular, Diversidade nas licenciaturas e Estágio supervisionado obrigatório. Os objetivos do fórum são de elevar a qualidade da formação dos futuros docentes; promover a integração entre educação superior e educação básica; e valorizar a formação dos profissionais do magistério.
O vice-reitor no exercício da reitoria, Francisco Souto, e a pró-reitora de Ensino de Graduação, Myrian Thereza de Moura Serra, destacaram a importância da realização do fórum e desse tipo de debate voltado para a melhoria da formação dos professores. "A educação é um problema e está atrasada no país", afirmou Francisco Souto ao ressaltar o papel das discussões no aperfeiçoamento para a "formação de professores com mais competência e engajados na melhoria da educação nacional".
A secretária de Articulação Sindical do Sintep/MT e conselheira estadual de Educação , Maria Luiza Zanirato, coordena a comissão do CEE que estuda a implantação do ciclo de formação humana e normatização. Ela considera fundamental o debate sobre o tema, pois ainda há divisão de trabalho dentro da escola entre os pedagogos (professores de turmas) e os profissionais dos anos finais (professores por disciplina). Para ela, o problema está na formação, pois os pedagogos têm uma visão global da escola e os licenciados dão enfoque maior nas disciplinas que cursaram nas licenciaturas. "O enfoque do pedagogo é na aprendizagem e dos outros é em transmitir o conteúdo de sua área de conhecimento, de formação. Na visão nas licenciaturas há de priorizar o bacharelado e não ensino e a aprendizagem. Os cursos formam os profissionais secundarizando a formação do professor", explicou.
Portanto, segundo Maria Luiza, a busca deve ser pela unidade. "O fundamental é que todos trabalhem com a mesma metodologia e organização metodológica". A academia, completa, deve garantir mais unicidade do trabalho escolar. Para a conselheira, essa discussão deve ser permanente para que diminua a fragmentação dentro da escola e ocorra mudança de mentalidade.
O secretário Adjunto de Políticas Educacionais do Sintep/MT, Dirceu Blanski, também participou do fórum.
A estudante do 5º semestre do curso de Biologia da UFMT, Thaína Dantas Pereira, 19 anos, também ressaltou a importância dos debates e da valorização dos professores. "Porque sem educação não tem como avançar", frisou ao destacar o papel dos educadores.
O professor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus de São Vicente, e coordenador da Licenciatura de Ciências da Natureza, Leandro Carbo, considerou o debate pertinente, pois "não dão importância para os cursos de licenciaturas". Neste ano, ele já participou, inclusive, do I Fórum das Licenciaturas dos Institutos Federais, realizado em Natal (RN). A proposta, segundo ele, é realizar o I Fórum do IFMT em 2012.
O tema "Ciclos de Formação Humana" abriu os debates hoje de manhã. A mesa-redonda foi composta pelas professoras doutoras Jorcelina Elisabeth Fernandes, Filomena Maria Arruda Monteiro e Ozerina Victor de Oliveira, do Instituto de Educação (IE) da UFMT.
Lançamento - A coordenadora do Programa de Formação Docente da UFMT, Irene Cristina de Mello, está otimista com os resultados dos debates. Segundo ela, desse fórum já deve sair duas temáticas para o próximo.
Irene Cristina de Mello, Luciene de Paula e Elizaine Bagatelli Okde são as organizadoras do catálogo dos cursos de licenciaturas da UFMT. O catálogo foi elaborado na perspectiva de apresentar o atual estado da arte das licenciaturas na UFMT e alicerçar uma interação entre os 35 cursos que têm como foco a formação dos professores e a interlocução da universidade com as redes públicas municipal e estadual de educação básica. A publicação será lançada durante o I Fórum das Licenciaturas.
Confira a programação completa.