A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT) deve republicar amanhã (10) a Portaria n.º 473/2011 que orienta o processo eleitoral para escolha de diretor de escolas da rede pública estadual. Desde a sua publicação, vários questionamentos foram levantados pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) a respeito dos pontos que dificultavam a participação de muitos trabalhadores da educação no processo eleitoral na comunidade escolar.
Dentre as questões que deverão ser alteradas na republicação estão os itens dos artigos 6 e 10, considerados como inoportunos para o desenvolvimento do processo eleitoral pelo Sintep/MT. Além disso, também será alterado o caput do artigo 12.
Segundo o secretário de Cultura do Sintep/MT, Edson Evangelista do Nascimento, a publicação do novo texto "é o resultado do clamor feito pelo sindicato que trabalhou para derrubar os entraves que dificultam a candidatura de muitos trabalhadores e trabalhadoras da educação." Entre as exigências que deverão ser derrubadas pela republicação da portaria estão: a obrigatoriedade de realização de um teste tecnológico e a apresentação de documentos que comprovem a participação do trabalhador dentro das escolas.
Atribuição de classe - Os problemas com a publicação das portarias de atribuição de classes e aulas pela Seduc/MT não são novidades. Nos últimos dois anos, o Sintep/MT foi excluído desse processo e a situação voltou a se repetir em 2011. Para o presidente do Sintep/MT, Gilmar Soares Ferreira,  a tendência é o agravamento do problema. "Mais uma vez, a categoria não foi chamada para participar das discussões sobre o teor das portarias. Lamentavelmente, a Seduc pouco tem feito para mudar o modelo de atribuição de aulas que vem prejudicando a organização escolar e o quadro de pessoal nos últimos anos", destaca.

 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

 

Cuiabá, MT - 09/11/2011 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 6041-6050 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter