O contrato de gestão do Hospital Metropolitano, localizado em Várzea Grande, que funciona desde agosto, não foi aprovado pelo Conselho Estadual de Saúde de Mato Grosso (CES/MT). O debate foi longo e polêmico, durante a reunião extraordinária realizada na quinta-feira (17), conforme exigência dos conselheiros na reunião ordinária do mês de novembro, ocorrida no dia 09, quando foram apresentados os números de procedimentos realizados desde a abertura dos trabalhos do hospital.
O novo hospital está sendo administrado pela organização social (OS) Instituto Pernambuco de Assistência e Saúde (Ipas). De acordo com o conselheiro Orlando Francisco, secretario de Finanças do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), o hospital já recebeu mais de R$ 16 milhões, mesmo com atendimento abaixo da demanda prevista. "O pleno cobrou do secretário de Saúde de Mato Grosso o respeito às prerrogativas do conselho, conforme está previsto no art. 4, inciso terceiro, com base no Código Estadual de Saúde, que é de competência do CES/MT aprovar e deliberar sobre os convênios e contratos de gestão. Suprimir essa tarefa é transformar o conselho em órgão privativo do governo, desrespeitando o principio do controle social", explicou o secretário de Finanças do Sintep/MT.
"Porém, o pleno ainda não aprovou o contrato de gestão. Foi constituída uma comissão de trabalho que irá fiscalizar e acompanhar o contrato de gestão e apresentar um parecer aos conselheiros. A comissão terá a tarefa de fiscalizar e acompanhar todos os contratos e convênios firmados pela Secretaria Estadual de Saúde", informou Orlando Francisco.
Novo Hospital - O Hospital Metropolitano de Várzea Grande tem capacidade para realizar 500 cirurgias por mês, conforme foi anunciado pelos gestores de saúde, durante inauguração. O hospital deveria ser referência no Estado no tratamento de traumatologia, pois está equipado com centro de tratamento cirúrgico, traumatológico e ortopédico e atenderia, principalmente, os casos de pacientes vítimas de acidentes de trânsito, desafogando os prontos-socorros de Cuiabá e de Várzea Grande.

 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação com colaboração de Silvia Marques Calicchio

 

Cuiabá, MT - 21/11/2011 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 6021-6030 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter