Teve início na terça-feira (22), na Escola Sul, em Florianópolis, o XVII Encontro da Política Nacional de Formação da Central Única dos Trabalhadores (Enafor CUT), com a presença de 143 dirigentes sindicais e assessorias formação da Central de todo o Brasil. A cerimônia de abertura foi uma homenagem à Semana da Consciência Negra, realizada pelo Grupo Mitos, composto por jovens da periferia de Florianópolis e representantes da cultura afro-brasileira, com danças da identidade negra e de homenagem a Zumbi dos Palmares. Teve também a animação de um personagem que representa a cultura açoriana, o Manezinho da Ilha Odilho.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Gilmar Soares Ferreira, participa como representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE). "O encontro pretende avaliar estratégia e políticas de formações, além de planejar ações para o próximo 2012," explica o secretário de Formação da CNTE. Também estão em pauta a concepção e prática de rede, as tecnologias de informação e comunicação na formação sindical, o financiamento da formação e a educação profissional no Brasil.
As sindicalistas Vânia Maria Rodrigues Miranda e Marli Keller também participam do XVII Enafor como representantes da CUT Mato Grosso
Política Nacional de Formação - A mesa de abertura contou com a presença do secretário nacional de Formação da CUT, José Celestino Lourenço (Tino), com a coordenadora-geral da Escola Sul, Sônia dos Santos Vianna, o presidente da CUT Santa Catarina, Neudi Giachini, o secretário nacional de Organização da CUT, Jacy Afonso, a secretária nacional de Combate ao Racismo, Maria Júlia Nogueira, além de Júlio Turra e Aparecido Donizeti da Silva, da Executiva Nacional da CUT. Adriana Antunes de Souza, secretária de Formação da CUT-SC, coordenou a mesa.
Tino fez uma saudação falando das lutas pela educação pública e de qualidade que acontecem em vários Sindicatos do ramo da educação no Brasil. Para ele o XVII Enafor é um momento muito importante para a estratégia político organizativa da CUT e para o fortalecimento da disputa de hegemonia. "A emoção que toma conta da gente é fundamental e temos que ter orgulho do que estamos fazendo na formação da CUT. Agora vamos aprimorar nossas propostas para aprimorar nossas ações formativas, para que a Política Nacional de Formação dê cada vez mais suporte aos desafios da quinta maior central do planeta".
Para Sônia, "estamos num encontro grandioso, certamente o maior de todo o Brasil, que nos dá a certeza de que a formação instrumentaliza para a disputa sindical e de hegemonia". Lembrou de dois fatos marcantes no recente cenário nacional, onde a presidente Dilma sancionou o reconhecimento do 20 de novembro como dia da Consciência Negra e a instalação da Comissão da Verdade. "Frutos das nossas lutas, mas ainda temos grandes desafios pela frente, como as eleições de 2012".
"Desde 2003 vivenciamos abertura do diálogo social, com a presença mais intensa da CUT nos conselhos tripartites e conferências. A CUT tem o papel de debater o papel da intervenção da estratégia de que as políticas de governos atendam ao interesses do povo brasileiro, e a formação é o espaço para essa formulação", avalia Giachini.
Maria Júlia ficou emocionada com a abertura. "A importância de começar esse encontro falando da semana da consciência negra e a homenagem à luta do povo negro mostra o quanto estamos sintonizados na mesma direção de construir nossas políticas na pluralidade na busca de superar as diferenças".
"Precisamos mexer com a cultura e com as diferentes realidades do nosso país e a formação contribui para isso. Estamos momento de executar por que já temos excelentes formulações. Dessa forma chegaremos ao dia a dia dos nossos sindicatos, pois a formação dá as ferramentas para enfrentar os adversários", declarou Jacy.
Donizeti considera o Enafor um espaço para "refletir sobre a responsabilidade que temos sobre liberdade e autonomia sindical, a diferença entre os discursos e as práticas. Todo mundo fala dos princípios da CUT, mas temos dificuldades de colocar na vida do sindicato".
O Enafor continua até amanhã (25).

Fonte: Pau e Prosa com informações CUT Brasil

 

Cuiabá, MT - 24/11/2011 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 6011-6020 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter