A subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) de Sapezal, a 457 Km de Cuiabá, realizou, no último dia 26, o l Seminário de Educação do sindicato. O evento contou com a participação de aproximadamente 70 profissionais sindicalizados das redes estadual e municipal e foi encerrado com jantar de confraternização.

O seminário abordou a história do movimento sindical da Educação. "Estávamos tentando organizar essa atividade há três anos, pois temos muitos filiados novos, mas já queremos organizar o próximo, principalmente para discutir a profissionalização dos funcionários da educação", informou a presidente da subsede, Jovaneide Nery Santos de Araújo.

"Foi um momento de formação muito importante para os profissionais da educação de Sapezal, para fazer a memória da luta e fortalecer o sindicato no município", destacou o diretor regional do polo Médio Norte I do Sintep/MT, Antônio Márcio Ramos.

Já a secretária de Funcionários da Educação da entidade, Guelda Cristina de Oliveira Andrade, resgatou as lutas do Sintep/MT pela profissionalização. "É preciso entender o processo histórico para compreender a atuação desse profissional. Quem foi o responsável pela profissionalização dos funcionários da educação por meio do projeto Arara Azul? É importante saber que o "Arara azul" deu origem ao Programa de profissionalização nacional, o Profuncionário, da importância que Mato Grosso tem no contexto nacional. E, saber, principalmente, qual é a importância do nosso sindicato no processo de construção da carreira".

Ela ressaltou ainda que a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE) tem papel fundamental nesse contexto. "É necessário conhecer os aspectos da legislação, os avanços políticos e jurídicos da carreira, reconhecer a importância da Lei 12.014/2009, que se tornou um divisor de águas para os funcionários de todo o Brasil. E não podemos nos esquecer que os profissionais da educação têm um único objetivo, oferecer Educação de qualidade para os filhos e filhas dos cidadãos", acrescentou Guelda Andrade.

O I Seminário de Educação da subsede de Sapezal contou também com a colaboração dos professores José Rosa e Samuel Guimarães, membros da direção da subsede de Tangará da Serra.

Cuiabá, MT - 29/11/2011 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 6001-6010 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter