Na próxima quinta-feira, primeiro de dezembro, é comemorado o Dia Mundial de Combate a Aids, e como forma de alertar a população mais jovem quanto à doença, o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) conclama as escolas do Estado a desenvolverem atividades relacionadas à temática, envolvendo educadores, estudantes e a comunidade, numa parceria entre educação e saúde.
Para dar visibilidade ao trabalho realizado durante o ano letivo e que podem culminar em diversas ações, a Confederação Nacional dos Trabalhadores/as em Educação (CNTE), juntamente com os sindicatos afiliados, convoca a aderirem à Campanha do laço vermelho, símbolo universal da conscientização sobre a AIDS, afixando-o em local visível na escola, neste dia.
Segundo a vice-presidente do Sintep/MT, Jocilene Barboza, os educadores têm a responsabilidade de fazer com que esses temas sejam de fato discutidos no ambiente escolar. "Devemos propiciar uma educação integral para o pleno desenvolvimento dos estudantes, inspirada nos princípios da liberdade e da solidariedade humana", afirma. As escolas de Mato Grosso devem empenhar-se em levar o debate para as salas de aula e, "torna-se imprescindível começarmos a trabalhar a prevenção da HIV-AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis como também da gravidez indesejada".
O Sintep/MT realiza um trabalho de sensibilização dos educadores, em conjunto com instituições como a CNTE e a Internacional da Educação (IE), e busca também parcerias com as Secretarias de Estado de Educação e de Saúde. Recentemente, foi realizado o IV Seminário do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, na sede do sindicato, que contou com a participação de trabalhadores da educação que tiveram a oportunidade de planejar as ações referentes ao Dia Mundial de Combate a Aids. "É importante registrarmos todas as atividades desenvolvidas pelas nossas escolas nesta campanha educativa", finaliza a vice-presidente.
As ações do IV Seminário do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas podem ser conferidas pelo endereço eletrônico: http//diversidadesexualdosintep.blogspot.com. Já as informações sobre as atividades desenvolvidas pelas escolas em prol da campanha de combate a Aids podem ser repassadas para o Sintep/MT por meio do e-mail comunicacao@sintep.org.br. 

Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Cuiabá, MT - 29/11/2011 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 6001-6010 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter