A presidente da subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) de Cáceres, Nilzalina Romana, e a diretora regional Oeste II, Lúcia de Lurdes Gonçalves, participaram na sexta-feira (25) da abertura da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, na Praça Major João Carlos. Com o tema "Da Paz no Lar à Paz no Mundo - Desafiemos o Militarismo e Acabemos com a Violência Contra Mulher", o lançamento reuniu representantes dos movimentos sindicais e sociais, órgãos governamentais e de defesa dos direitos das mulheres. 
Durante o evento, Nilzalina Romana destacou que a violência no lar é refletida na escola, pois o "estudante traz uma carga muito grande dentro de si ao ver a violência sendo praticada dentro de sua casa". Por isso, afirmou,  "é preciso que estejamos preparados para contribuir com esses estudantes que estão vivendo nessa situação de conflito. É preciso que tenhamos cada vez mais investimentos na educação para que, de fato, possamos exercê-la na perspectiva da educação em direitos humanos, e contribuirmos efetivamente na formação do indivíduo que se tornará um adulto e não pratique nenhum tipo de violência".
Para a diretora regional do Sintep/MT, é preciso afirmar cada vez mais a necessidade de implementação de políticas públicas para as mulheres. "Temos muitos avanços e conquistas, mas a mulher ainda sofre com a violência. É preciso que o estado de direito contribua com sua emancipação, garantindo educação profissional e assistência às vítimas quando há denúncias. Nossa emancipação é também financeira. Por isso, queremos qualificação para atuarmos no mercado de trabalho", frisou.
"Não basta apenas as delegacias. É preciso as Casas Abrigo e, ainda, o agressor precisa ser tratado", destaca a diretora regional. "É muito bom participarmos da campanha, pois, assim, nos fortalecemos e somamos forças em âmbito municipal, estadual, federal e internacional e afirmamos nossas pautas e bandeiras", ressalta.
Participaram da solenidade de abertura representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua; Rede de Educação Cidadã, Fase, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Anvisa, Delegacia da Mulher, Secretaria de Assistência Social, CREAS, vereadores, Secretaria Municipal de Educação, da Comissão Permanente das Mulheres de Cáceres, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e Centro de Direitos Humanos "Dom Máximo Biennés", dentre outros.
A campanha prossegue até o dia 10 de dezembro, quando é lembrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Fonte: Pau e Prosa Comunicação 

Cuiabá, MT - 29/11/2011 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 6001-6010 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter