Apesar de todo o arcabouço jurídico que prevê a inclusão dos segmentos funcionários de escola na carreira dos profissionais da educação, algumas assessorias jurídicas de prefeituras desrespeitam a legislação, negando a esses profissionais os seus direitos. Essa situação é vivida pela categoria no município de Campos de Júlio, a 692 km de Cuiabá.

Segundo informações da diretora do polo regional Oeste III do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Edna Bernardo, a subsede organizou o I Encontro dos Funcionários da Educação de Campos de Júlio, na sexta-feira (25), visando preparar o segmento para a discussão em torno da reestruturação Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS).

A secretária de Funcionárias da Educação do Sintep/MT, Guelda Cristina de Oliveira Andrade, participou da atividade e apresentou os aspectos jurídicos e políticos da carreira dos profissionais da educação. Sua fala foi no sentido de subsidiar a categoria para fazer o enfrentamento diante do desafio da inclusão dos funcionários no plano de carreira e a necessidade da formação e profissionalização.

"Ao destacarmos a luta do Sintep-MT, como pioneiro na profissionalização, traduzimos o compromisso que esse sindicato tem com os funcionários e funcionárias da educação desse Estado. E, quando discutimos a lei 12.014/2009, fortalecemos os argumentos dos companheiros e companheiras para fazerem o enfrentamento junto às Secretarias Municipais e exigirem seus direitos. A escolarização e a profissionalização são pontos cruciais para a construção da identidade profissional de cada um e cada uma e, também, para a valorização profissional. E, nessa perspectiva, temos que fazer o debate no sentido de garantir a tríade: carreira, ,jornada e piso salarial como agentes do processo educativo", frisou Guelda Cristina.

Na avaliação do secretário de Finanças da subsede de Campos de Júlio, Erlan Cruz Grandis, o primeiro evento com os funcionários de escolas das redes municipal e estadual superou as expectativas. "Acreditamos que atingimos o nosso objetivo que era motivar os companheiros e companheiras para participar da formação profissional e, principalmente, da luta", frisou o dirigente sindical acrescentando que a subsede recebeu 25 novos filiados durante o seminário.

 

 

Cuiabá, MT - 30/11/2011 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 6001-6010 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter