A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) participou da reunião da Rede de Trabalhadoras da Educação da Internacional da Educação para a América Latina (IE), que ocorreu nos dias 2 e 3 de dezembro, em Bogotá, Colômbia. A reunião foi uma prévia do Primeiro Encontro para um Movimento Pedagógico Latino-americano, que começa nesta segunda-feira (5), também na capital colombiana.

Participam do evento 40 mulheres, representantes de 20 organizações nacionais de 13 países da América Latina, da Espanha e da Suécia. Integram a delegação da CNTE nove membros da direção, entre elas a Secretária Geral, a Secretária de Gênero, Secretária de Assuntos Municipais e dirigentes dos SindiUte/MG, Sintero/RO, Sintego/GO, Sinpro/DF e Sintese/SE. A Secretária de Relações Internacionais e vice-presidente da IEAL, Fátima Silva, é uma das coordenadoras do evento.

As participantes discutiram o trabalho da Internacional da Educação para a América Latina e seus sindicatos filiados na defesa da educação pública e da igualdade de gênero na área educacional. "As professoras e feministas vêm discutindo o que acontece na escola, o que é reflexo das desigualdades e da exclusão social", afirmou Imelda Arana. "Este é um momento de mudanças positivas na América Latina, que deve ser aproveitado para promover a igualdade", destacou a professora Fátima da Silva.

A discussão sobre a igualdade de gênero, a agenda das trabalhadoras da educação e sua visão do movimento educacional serão aprofundadas no Primeiro Encontro para um Movimento Pedagógico Latino-americano, que acontece até na capital colombiana até a quarta-feira (7).

 

Cuiabá, MT - 05/12/2011 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 5991-6000 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter