Planejar o processo em que a parceria de Estados e municípios atenda a demanda da educação de jovens e adultos. Este foi o objetivo do I Encontro da Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e de Educação de Jovens e Adultos (EJA) realizado nesta semana em Cuiabá.
Segundo a vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Jocilene Barbosa dos Santos, a intenção do encontro é reduzir os índices de analfabetismo e garantir a continuidade dos estudos da população na educação de jovens e adultos. "A sociedade deve contribuir na identificação das pessoas analfabetas e sensibilizá-las para a escola, além de cobrar do poder público o atendimento a esta demanda", afirma a sindicalista.
Ela ainda comentou as críticas feitas quanto aos projetos de alfabetização desenvolvidos no país como, por exemplo, Brasil Alfabetizado. "Esse projeto é pouco incentivado, o baixo valor das bolsas pagas e as dificuldades em inserir os recém alfabetizados são alguns dos entraves encontrados nele", enfatizou a vice-presidente.
A delegada regional da Sul II do Sintep/MT, Doralice de Castro, ressaltou a importância do evento lembrando que as desigualdades da sociedade brasileira também estão expressas nos 14,4 milhões de analfabetos. "Só
Para Jocilene Barbosa, o Sintep/MT defende o EJA como parte da educação básica e a oferta com qualidade deve ser compromisso do governo do Estado. "O EJA não deve ser restrito a escolarização e alfabetização como ação pontual".
A atividade do encontro contou com relatos das experiências dos municípios, planejamento das ações da Agenda territorial para 2012 e com a composição de uma Comissão Estadual que se encarregará deste trabalho. "Os fóruns de EJA são espaços de discussão, troca de experiência e luta por políticas públicas que atendam as necessidades da população", finaliza.
O evento foi realizado pela Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos, Superintendência de Diversidades Educacionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT) e contou com a presença de assessores pedagógicos, representantes do Centro de Formação e Atualização de Professores (Cefapros), das Secretarias municipais de educação e Fórum da EJA.
Agenda territorial - Segundo a consultora do Ministério da Educação (MEC), Elaine Filomena, a Agenda Territorial é uma ação conjunta do poder público e sociedade civil organizada em favor da garantia do direito a EJA. Devido aos problemas de altos índices de analfabetismo e a descontinuidade nos estudos, a Agenda teve suas atividades iniciadas, em
Para a consultora do MEC, "a EJA deve ser vista com o mesmo olhar da qualidade que se quer para a educação básica, e esta tarefa é dos Fóruns e sindicatos".