Planejar o processo em que a parceria de Estados e municípios atenda a demanda da educação de jovens e adultos. Este foi o objetivo do I Encontro da Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e de Educação de Jovens e Adultos (EJA) realizado nesta semana em Cuiabá.

Segundo a vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Jocilene Barbosa dos Santos, a intenção do encontro é reduzir os índices de analfabetismo e garantir a continuidade dos estudos da população na educação de jovens e adultos. "A sociedade deve contribuir na identificação das pessoas analfabetas e sensibilizá-las para a escola, além de cobrar do poder público o atendimento a esta demanda", afirma a sindicalista.

Ela ainda comentou as críticas feitas quanto aos projetos de alfabetização desenvolvidos no país como, por exemplo, Brasil Alfabetizado. "Esse projeto é pouco incentivado, o baixo valor das bolsas pagas e as dificuldades em inserir os recém alfabetizados são alguns dos entraves encontrados nele", enfatizou a vice-presidente.

A delegada regional da Sul II do Sintep/MT, Doralice de Castro, ressaltou a importância do evento lembrando que as desigualdades da sociedade brasileira também estão expressas nos 14,4 milhões de analfabetos. "Só em Mato Grosso temos 300 mil analfabetos. Devemos ser coerentes na concepção de instersetorialidade e territorialidade", afirmou.

Para Jocilene Barbosa, o Sintep/MT defende o EJA como parte da educação básica e a oferta com qualidade deve ser compromisso do governo do Estado. "O EJA não deve ser restrito a escolarização e alfabetização como ação pontual".

A atividade do encontro contou com relatos das experiências dos municípios, planejamento das ações da Agenda territorial para 2012 e com a composição de uma Comissão Estadual que se encarregará deste trabalho. "Os fóruns de EJA são espaços de discussão, troca de experiência e luta por políticas públicas que atendam as necessidades da população", finaliza.

O evento foi realizado pela Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos, Superintendência de Diversidades Educacionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT) e contou com a presença de assessores pedagógicos, representantes do Centro de Formação e Atualização de Professores (Cefapros),  das Secretarias municipais de educação e  Fórum da EJA.

Agenda territorial - Segundo a consultora do Ministério da Educação (MEC), Elaine Filomena, a Agenda Territorial é uma ação conjunta do poder público e sociedade civil organizada em favor da garantia do direito a EJA. Devido aos problemas de altos índices de analfabetismo e a descontinuidade nos estudos, a Agenda teve suas atividades iniciadas, em 2008, a partir dos Estados do norte e nordeste e está sendo difundida a outros Estados.

Para a consultora do MEC,  "a EJA deve ser vista com o mesmo olhar da qualidade que se quer para a educação básica, e esta tarefa é dos Fóruns e sindicatos".

 

 

 

Cuiabá, MT - 09/12/2011 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 5981-5990 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter