Autonomia econômica feminina, maior participação das mulheres na política, defesa dos direitos femininos e o fim da violência contra as mulheres. Esses foram alguns dos temas abordados durante a 3ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres, realizada entre os dias 12 e 15 de dezembro, em Brasília (DF).

Na noite de abertura, a presidente da República, Dilma Roussef, assegurou às conferencistas presentes o avanço da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), órgão que defende os direitos femininos. "O Brasil tem superado obstáculos na conquista de mais espaço para as mulheres", afirmou a presidente.

A secretária de Formação Sindical do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Marli Keller, ressaltou a importância de todo processo de discussão ocorrido em todas as etapas da Conferência. "As mulheres estão engajadas na luta pelos seus direitos, a participação e envolvimento foram intensos", avaliou.

A sindicalista ainda comentou sobre a violência doméstica, um dos temas abordados pela atriz Dira Paes, que interpreta o papel de uma mulher que sofre esse tipo de agressão, na novela Fina Estampa. "É importante que as novelas abordem temáticas que remetem à realidade de muitas mulheres", acrescentou Marli Keller.  

Com o painel "As mulheres no momento atual do desenvolvimento econômico e social", a mestra Tânia Bacelar discorreu sobre os avanços do Brasil na última década em diversos aspectos, tais como o salário mínimo, a redução da pobreza no Brasil e das desigualdades sociais, a elevação da renda familiar, o avanço do ingresso de meninas nas universidades. Para a secretária de Formação Sindical do Sintep/MT, a continuidade do investimento em políticas que favoreçam a promoção e a autonomia econômica e social das mulheres é primordial. "Nós ainda temos muito a lutar para alcançarmos patamares satisfatórios de igualdade entre homens e mulheres".     

Consolidação - A Conferência Nacional é o resultado de um processo participativo que mobilizou mais de 200 mil mulheres em todo o país e vai consolidar as propostas das etapas municipais e estaduais. O principal foco dos debates é a construção da autonomia econômica e financeira feminina, que inclui a construção de mais creches no país, a ampliação da participação da mulher no mercado de trabalho, o fim das diferenças entre a remuneração entre os sexos e o combate ao trabalho informal.

O evento, realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, reuniu cerca de três mil delegadas que participaram ativamente dos quatro dias de discussão.

 

Cuiabá, MT - 15/12/2011 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 5961-5970 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter