Mais de 74% dos professores dos ensinos fundamental e médio do Centro-Oeste possuem formação superior. Este é o resultado da pesquisa "Presença do Estado no Brasil", realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e divulgada no último dia (10). O estudo tem como finalidade analisar a atuação dos Estados brasileiros em diversas áreas, como saúde, assistência social, previdência social e trabalho.

De acordo com o Ipea, Mato Grosso possui 35.238 professores, sendo que 24.748 deles têm formação superior, o que corresponde a mais de 70% dos educadores. Em contrapartida, o estudo demonstrou que o Estado é o 12° com maior taxa de frequência de alunos no Ensino Fundamental. A taxa é de 90,9%, o que significa que o índice de abandono é de 9,1%. Já no Ensino Médio, Mato Grosso é o terceiro em taxa de frequência, com 60,9%.

A pesquisa dá destaque à importância de políticas educacionais como a formação inicial e continuada dos professores, o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), que visa à qualificação do docente, a implantação do Piso Salarial Nacional para o professor e o estímulo e a ampliação do acesso dos educadores à universidade.

O comunicado feito pelo Ipea a respeito da pesquisa também ressalta que uma das principais causas da evasão escolar, as altas taxas de reprovação no ensino fundamental, confirmam que solucionar os problemas do processo de

aprendizagem dos alunos é o maior desafio da educação pública hoje.

Veja a íntegra da pesquisa.

 

Cuiabá, MT - 16/01/2012 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 5941-5950 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter