Quase 200 profissionais da Educação se reuniram no último final de semana (4 e 5) na sede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) para o Conselho de Representantes. A categoria discutiu os planos de trabalho e financeiro da nova diretoria para o triênio 2012/2012; a mobilização para a campanha salarial de 2012; eleição dos delegados de base da Conferência Nacional de Educação (CNE) da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), entre outros pontos.

O Conselho de Representantes do Sintep/MT é formado por membros da direção central - diretoria executiva e diretores regionais -, pelo presidente da subsede ou seu representantes e mais um representante eleito em assembleia local para cada 150 filiados. "Há uma grande mobilização nacional para pedir o piso salarial de R$1.937,26, e vamos lutar por esse valor", disse o presidente do Sintep/MT, Henrique Lopes do Nascimento.

A campanha salarial no Estado terá como lema "É lei. O piso é R$1.937,26 para a jornada da carreira. Em Mato Grosso, com os 35% é possível". Os trabalhadores de Mato Grosso também vão participar da VI Marcha Nacional de Educação "Piso, Carreira Jornada - PNE" que será realizada no dia 5 de setembro em Brasília (DF), com o tema "Independência é educação de qualidade".

A maioria dos participantes do Conselho foi formada por trabalhadores do interior do Estado, como a professora Valdinéia Ruiz, de Ipiranga do Norte (455 km de Cuiabá). "É a primeira vez que venho e estou muito feliz em poder conhecer um pouco mais sobre o que está sendo feito e o que vai ser feito daqui pra frente pela nossa categoria".

Luzinete de França Galindo, de Jaciara (148 m da capital), denuncia a situação de descaso em cidades mato-grossenses. "Há certas situações que não podem acontecer. No município, por exemplo, começaram a fazer salas de informática numa escola há três anos e até hoje não terminaram", relatou. Mesmo aposentada, ela conta que não deixa de acompanhar as atividades do Sintep/MT.

O Conselho de Representantes também discutiu a VIII Conferência Nacional de Educação da CNTE, que será de 19 a 21 de setembro em Recife (PE), e vai reunir trabalhadores em educação do país inteiro para discutir a pedagogia no Brasil e na América Latina, à luz do Movimento Latino-americano Paulo Freire.

No encontro, Henrique do Nascimento frisou ainda que é preciso combater o desmonte das carreiras dos profissionais da rede municipal de ensino de Mato Grosso, para trazer melhoria de vida e de trabalho e, consequentemente, a melhoria na qualidade da Educação.

 

 

 

 

 

 

Cuiabá, MT - 06/08/2012 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 5591-5600 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter