Quatro, dos cinco membros da delegação de Mato Grosso da Central Única dos Trabalhadores (CUT/MT) na 1ª Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente, são representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT). O evento, que acontece em Brasília até sábado (11), tem o objetivo de apontar melhores condições de trabalho e direitos para os trabalhadores no país. Entre as representantes do Sintep/MT estão a secretária de Organização Sindical, Marli Keller, a secretária de Assuntos Jurídicos e Legislativos, Vânia Miranda, e a secretária Adjunta de Políticas Educacionais, Maria Luiza Zanirato, e ainda a professora Régia Cristina Pires, do município de Nova Canaã do Norte (696 km de Cuiabá).

As atividades foram iniciadas nesta quarta-feira (8) e as discussões têm caráter tripartite, já que há a participação de membros dos governos federal, estaduais e municipais, empregadores e trabalhadores. Vânia Miranda explica que as discussões pretendem garantir os direitos trabalhistas já adquiridos, mas também abordar novas garantias à população, como a avançar no processo de regulamentação das convenções 151, 158 e outras. Para ela, a participação de variados segmentos auxilia no processo do diálogo tripartite e articulação e expressão das necessidades. 

A delegação de Mato Grosso tem trabalhado na defesa de propostas e regulamentação de convenções, entre elas a 189, o referente à legislação que trata sobre os direitos dos trabalhadores domésticos. "As discussões são fundamentais para a construção de melhores condições de trabalho no país", frisou a educadora.

CNETD

Lançada em novembro de 2010, a 1ª Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente tem o intuito de mobilizar representantes do mundo do trabalho em todo o país, além de promover um amplo debate no território nacional envolvendo a temática das políticas públicas de trabalho, emprego e proteção social, perspectiva da construção e promoção de uma Política Nacional de Emprego e Trabalho Decente a partir das prioridades estabelecidas no Plano Nacional de Emprego e Trabalho Decente de 2010.

A CNETD é coordenada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e para ser constituída foram realizadas conferências estaduais, distritais e municipais/intermunicipais, durante o ano de 2011. Nestes eventos foi assegurada a participação de representantes que possuíam o interesse na promoção do emprego e trabalho decente, como também de autoridades e instituições governamentais.

 

 

Leia também

Trabalhadores defendem liberdade sindical e empresários, flexibilização de direitos

 

 

Cuiabá, MT - 09/08/2012 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 5581-5590 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter