Estão abertas as pré-inscrições para a primeira turma do Curso Online "A Escola no Combate ao Trabalho Infantil", desenvolvido pela Fundação Telefônica, por meio da Rede Pró-Menino (www.pro-menino.org.br), em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (www.oit.org.br) e o Ministério Público do Trabalho (www.mpt.gov.br), contando com a gestão executiva do Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor - CEATS-FIA (www.ceats.org.br). O curso, totalmente online, é oferecido aos educadores de ensino fundamental das escolas públicas brasileiras, e tem como objetivo colaborar com a efetivação da Lei Federal 11.525/07, que incluiu, no currículo do ensino fundamental, conteúdo que trate dos direitos de crianças e adolescentes, tendo como referência o Estatuto da Criança e do Adolescente. O foco da capacitação, condizente com a missão das organizações que a desenvolvem, é informar, formar e mobilizar educadores, alunos e comunidades para que atuem no combate ao trabalho infantil em nosso país, tanto em ações diretas, quanto na formação de uma cultura de direitos em que o trabalho infantil não seja aceito como natural e positivo.

Com três meses de duração e 60 horas de carga horária, o curso conta com mediação de professores conceituados, além de aulas gravadas por grandes especialistas em direitos e deveres de crianças e adolescentes, parte deles, inclusive, redatores do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). 

Para fazer a inscrição, clique aqui.

Os educadores que completarem os seis módulos do curso e desenvolverem pelo menos uma atividade com seus alunos, receberão certificado emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios (www.fia.com.br).

Importante: são necessárias, em média, 4 horas semanais de dedicação ao curso. Somente solicite a sua inscrição se você realmente tiver condições de realizar o curso. Muitos professores, em todo o Brasil estão interessados e o número de vagas é insuficiente para atender a todos.

Em breve serão disponibilizadas mais informações sobre o curso no hotsite do projeto www.promenino.org.br/ecti. Para qualquer dúvida, utilize o e-mail do curso ecti1@fia.com.br

Trabalho Infantil - O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) faz parte do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Mato Grosso (Fepeti) e tem atuado de forma ativa nesta luta, inclusive, alertando sobre os males causados pelo trabalho infantil. Lamentavelmente crianças e jovens são obrigados a trabalhar por várias razões, sendo a pobreza a principal delas. Muitos governos, ao enfrentar crises econômicas, não dão prioridade às áreas que poderiam ajudar a aliviar as dificuldades enfrentadas por famílias de baixa renda: não priorizam saúde, educação, moradia, saneamento básico, programas de geração de renda, treinamento profissional, entre outros.

Um sistema educacional deficiente também contribui para empurrar crianças para o trabalho. Mesmo tendo acesso à escola, crianças e adolescentes trabalhadores são os mais atingidos pela repetência.

Após repetir várias vezes, a criança - por si mesma e pelos pais - é considerada "incapaz" de aprender, saindo da escola e sendo destinada ao trabalho. Um sistema escolar eficiente deve assegurar a permanência de todas as crianças na escola, com aprendizagem efetiva.

Outro fator que obriga ao trabalho infantil é a opinião, comum em muitas culturas - e não só nas camadas mais pobres -, de que as crianças devem compartilhar as responsabilidades da família.

 

 

 

 

 

 

 

Cuiabá, MT - 10/08/2012 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 5581-5590 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter