Membros do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM) tomaram posse na noite desta segunda-feira (13), em Cuiabá. O grupo, que possui 18 integrantes, tem a participação de duas dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), a secretária de Organização Sindical, Marli Keller, que vai representar o Sintep/Mt como titular, e a secretária-geral Jocilene Barboza dos Santos, que será suplente.

Com objetivo de discutir problemas relacionados à vivência e ao cotidiano da mulher, o CEDM busca o fortalecimento do grupo e ainda a constituição de conselhos municipais, conforme explica Marli Keller. Segundo ela, com a formação de polos no interior, o Conselho conseguirá ser mais ativo e perceber a demanda específica de cada local no Estado. Mas para que isso aconteça, ela reforça a participação e comprometimento das mulheres que compõem o Sintep/MT junto aos municípios mato-grossenses. "Com a integração dos municípios, vamos conseguir realizar mais debates, apontar problemas e propor novas políticas públicas voltadas à defesa das mulheres", comenta.

Segundo a titular do Sintep/MT no CEDM, o processo eleitoral deste ano é oportunidade para que as mulheres cobrem garantias e direitos. "É um momento para sensibilizar os gestores sobre a importância dos direitos das mulheres". Ainda sobre as deficiências, Marli Keller citou o resultado do Mapa da Violência 2012, que mostra Mato Grosso como o 9º Estado brasileiro com a maior taxa de homicídios de indivíduos do sexo feminino. Segundo a pesquisa, para cada grupo de 100 mil mulheres, 5,5 são mortas de forma brutal no Estado. "Esta é uma triste realidade que precisa ser modificada e o trabalho que será desenvolvido pelo CEDM também tem objetivo de auxiliar este assunto".

Além do Sintep/MT, fazem parte do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher a Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT/MT), Ong Liberdade Lésbica (Libles), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Mato Grosso (Fetagri), União Brasileira de Mulheres (UBM), Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso (OAB/MT), Associação de Trabalhadores Voluntários contra o Câncer de Mama em Mato Grosso (MT MAMMA), Centro Nacional de Cidadania Negra de Mato Grosso (Ceneg) e órgãos estaduais. A presidente do CEDM é a representante do Ministério Público Estadual (MPE), promotora Rosana dos Santos.  

A sede do Conselho fica localizada na avenida Baltazar Navarros, nº 597 - bairro Bandeirantes (no prédio da antiga Prosol).

 

Cuiabá, MT - 14/08/2012 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 5571-5580 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter