O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) iniciou nesta semana as discussões junto ao Centro de Referência em Direitos Humanos de Mato Grosso. Segundo o titular do Sintep/MT no grupo, secretário de Infraestrutura Sindical, Edson Evangelista dos Santos, foi realizada reunião ordinária para discutir assuntos técnicos e buscar informações sobre os conflitos de terras que estão acontecendo no Estado. "Vamos apoiar estas questões e defender nossos irmãos", ressaltou.

Segundo ele, uma comissão específica será formada dentro do Centro para tratar sobre o assunto. Os representantes serão responsáveis por atuar em defesa das minorias que atualmente enfrentam dificuldades em relação à desocupação de áreas. Entre os casos em foco no Estado está o conflito na região entre os municípios de Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia e São Félix do Araguaia. No local está instalada a terra indígena Marãiwatsédé, onde residem Xavantes e outras 7 mil famílias de não-índios. Outro conflito judicial é referente à construção da usina hidrelétrica Teles Pires, na região de Sete Quedas, divisa de Mato Grosso e Pará. No local estão instalados indígenas das etnias Kayabi, Munduruku e Apiaká.

Ainda durante o encontro foi discutida a formação da presidência e vice-presidência do Centro de Referência, e a constituição de um calendário de reuniões e compromissos. O próximo encontro ordinário está marcado para dia 4 de setembro. O Centro de Referência em Direitos Humanos de Mato Grosso foi criado para atender grupos de pessoas que têm seus direitos violados, como idosos, populações tradicionais, negros, vítimas da escravidão, comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais), moradores de rua, mulheres, crianças e adolescentes, entre outros. A sede fica localizada na rua Pedro Celestino, em Cuiabá. O contato é (65) 3624 4730 e funciona das 8h às 17h.

 

Cuiabá, MT - 17/08/2012 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 5561-5570 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter