O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) recebeu, no início desta semana, os candidatos à Prefeitura Municipal de Várzea Grande com intuito de conhecer quais propostas os futuros gestores da cidade têm para a educação pública. O evento aconteceu na tarde desta quarta-feira (29), no Rosane Miranda Buffet. Participaram cerca de 300 pessoas entre trabalhadores da educação e estudantes do Centro de Educação de Jovens e Adultos Licínio Monteiro da Silva.

Dos quatro candidatos à gestão municipal, apenas a candidata do partido Democratas (DEM), Lucimar Campos, não compareceu ao evento, porém encaminhou justificativa ao Sindicato. Já Walace Guimarães (PMDB), Milton Dantas (PSol) e a candidata a vice de Tião da Zaeli (PSD), Eunice Teodora dos Santos (PSB), acompanharam as atividades e fizeram exposição das propostas. Após a explanação, cada candidato assinou a Carta Compromisso. O documento foi elaborado pelo Sintep/MT e servirá como ferramenta de cobrança. "A partir desse compromisso, vamos ter condições de cobrar as melhorias, assim que o candidato for eleito", explicou o presidente da subsede do Sintep/MT em Várzea Grande, Gilmar Soares Ferreira.

Segundo ele, há anos os gestores municipais não têm firmado compromisso com a educação pública. "O encontro foi importante, pois a categoria terá como cobrar mudanças futuras. A situação política de Várzea Grande tem refletido no setor da educação, pois o mesmo tem sido deixado de lado". Gilmar Ferreira destaca que entre os temas desrespeitados pelos políticos estão o não cumprimento do plano de carreira e a ausência dos reajustes aos servidores e profissionais contratados.

Paralisação - No dia 19 de setembro, os trabalhadores da educação das redes estadual e municipais paralisam as atividades por 24 horas em protesto a situação da educação em Mato Grosso. O evento, que leva o nome de "Marcha Estadual em Defesa da Escola Pública de Qualidade", reivindica a valorização da carreira e piso salarial de R$ 1.937,26. O presidente da subsede informa que a categoria no município também aderiu ao movimento e nas próximas semanas será realizada campanha de adesão à Marcha na cidade. 

Marcha Nacional - No dia 5 de setembro, trabalhadores da educação seguem até Brasília para participar da Marcha Nacional pela Educação. O evento contará com a participação de trabalhadores de vários Estados brasileiros, inclusive Mato Grosso. Além do evento, também será promovida uma vigília em favor de melhorias para a educação pública. A subsede de Várzea Grande já anunciou a participação na caravana do Sintep/MT.

A secretária-geral do Sintep/MT, Jocilene Barboza dos Santos, esteve presente na atividade desenvolvida pela subsede de Várzea Grande com os candidatos à prefeitura. A sindicalista também reforçou a importância da participação dos trabalhadores da educação nas marchas Estadual e Nacional em defesa da escola pública de qualidade, valorização na carreira e piso salarial de R$ 1.937,26.

 

 

Cuiabá, MT - 31/08/2012 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 5541-5550 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter