Entre os dias 29 e 31 de agosto, cerca de 200 profissionais da educação, além de gestores públicos estaduais, municipais e federais estiveram reunidos em Cuiabá durante o IV Encontro Regional do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB) no Centro-Oeste e Seminário Estadual de Educação Infantil. O objetivo foi discutir a Política Nacional de Educação Infantil e seus principais desafios, a formação docente, as especificidades das ações pedagógicas, entre outros temas relacionados à melhoria do ensino infantil.

Para a secretária adjunta de Políticas Educacionais do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Maria Luiza Bartmeyer Zanirato, o encontro foi uma oportunidade para discutir as medidas necessárias para a ampliação da qualidade no ensino da educação infantil. "Os salários da educação infantil e as condições de trabalho ainda são precárias. E para muitos gestores, a educação infantil é vista como um lugar de apenas cuidar das crianças. É necessário, inclusive, a formação de professores para atuar na área e exigir isto como obrigação das agências formadoras do ensino superior, quanto a de nível estadual, que teriam que estar formando professores e demais funcionários para atuarem nas escolas e creches", disse Maria Luiza.

Edna Coimbra da Silva, professora do ensino básico de Sorriso, município localizado a 420 km de Cuiabá, disse que se deslocou até a Capital para ampliar e renovar os conhecimentos sobre a área de atuação. "Foi muito interessante porque nós obtivemos novos olhares da educação infantil de outros Estados e de fora do Brasil. Esse tipo de evento é muito importante porque contribui para nossa formação continuada e para que a gente possa voltar para os nossos municípios e poder repassar aos nossos colegas e melhorar a qualidade do ensino dos nossos municípios", afirma a professora.

O evento é uma realização conjunta do MIEIB e da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT), com a parceria do Sintep/MT. O Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil é uma rede social que congrega pessoas e instituições governamentais, e não governamentais, que lutam coletivamente para garantir o direito das crianças de zero até seis anos de idade à Educação Infantil. O Movimento é integrado por fóruns estaduais, regionais e municipais que se organizam e se integram nacionalmente por uma pauta de luta comum.

 

 

Cuiabá, MT - 31/08/2012 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 5541-5550 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter