CARTA ABERTA À SOCIEDADE SINOPENSE

Após intensos debates e apontamentos dos Profissionais da Educação na elaboração de um documento intitulado "Carta Compromisso aos Candidatos a Prefeito e Vice de Sinop/MT" que aponta as demandas existentes na Rede Pública de Educação de Sinop/MT para se avançar na Educação de Qualidade referenciada socialmente e valorização profissional. 
Após o protocolo em 17 de setembro com pessoas ligadas diretamente as campanhas dos candidatos e diante da falta de respostas quanto ao compromisso, não só com os trabalhadores da Educação de Sinop, mas com a sociedade Sinopense e diante da falta de posicionamento dos candidatos da coligação "Mais Mudanças para Sinop" e "Sinop no Coração" os Profissionais da Educação entenderam que não poderiam esperar mais.
Os trabalhadores da Educação da rede pública municipal conquistaram o Plano de Carreira através da sua luta e por sinal tardiamente porque a emenda constitucional nº 53, de 2006 já preconizava a valorização dos Profissionais da Educação escolar, garantidos, na forma da lei através de planos de carreira.
A carta compromisso remetida aos candidatos a Prefeito e Vice de Sinop, também foi um documento elaborado na compreensão da realidade do município de Sinop e que expressa a demanda histórica para a Educação Laica através das instâncias deliberativas do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso - Subsede de Sinop - (Sintep/MT): Conselhos de Representantes e Assembleia Geral.
 Há de salientar que no processo histórico da luta dos trabalhadores as conquistas foram através de suas lutas e mobilizações e quando se fala em administração pública é claro e evidente que, se a mesma se atentar aos princípios constitucionais da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência já seriam caminhos possíveis para uma construção de sociedade e serviços públicos de qualidade.
 Uma das principais demandas da Educação é a cobrança pela ampliação de investimentos, a qual pode ser confirmada pelas diversas manifestações dos trabalhadores e da sociedade, a exemplo das que reuniram um número significativo de pessoas em Brasília dia 05 de setembro de 2012 e 19 de setembro de 2012, em Cuiabá.
Não dá para entender o fato dos candidatos (prefeito e vice) pela coligação "Mais Mudanças para Sinop" se negar a assinar o termo de compromisso por uma Educação Pública com qualidade social e simplesmente desconsiderar o encaminhamento dos Trabalhadores/as da Educação.
Diante desse fato não nos resta outra atitude senão a de REPUDIAR a falta de justificativa do injustificável.
Sendo que os discursos com promessas e propostas estiveram muito recorrentes na campanha eleitoral. Não dá para ser contra a falação, mas é primordial desaprovar a enrolação e a mentira. A Educação é uma das necessidades básicas do(a) cidadão(ã), tanto que isso está garantido na Constituição Federal.
Nada mais coerente seria aos candidatos (prefeito e vice) da referida coligação comprometer-se por escrito com a defesa do que é bom para a Educação Pública dos munícipes de Sinop/MT.
Esgotadas todas as possibilidades não nos resta alternativa a não ser REPUDIAR ações que simplesmente negam as lutas históricas dos (as) trabalhadores(as) da Educação que,  nesta eleição mantiveram o comportamento de formadores de opiniões em seus locais de trabalho e nas comunidades em que vivem. Neste sentido, a categoria apresentou aos candidatos a prefeito e vice de Sinop/MT a sua pauta de reivindicações para ser observada na plataforma eleitoral e os mesmos se comprometessem, caso eleito, a implementá-la em sua gestão, todavia apenas os candidatos (prefeito e vice) da coligação "Sinop no coração" assinou o referido termo.


Cuiabá, MT - 04/10/2012 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 5491-5500 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter