Ontem (09), foi realizado o seminário preparatório para a Conferência dos Direitos Humanos na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde foi discutido o Plano Estadual de Direitos Humanos. O evento contou com a participação de representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), da UFMT, estudantes e profissionais da área da saúde.
Os temas abordados no seminário foram: Educação básica: visão sistemática da produção da violência; Ensino pesquisa: pesquisa e memória da segurança pública, justiça e direitos humanos; Educação não-formal: segurança, justiça e direitos humanos; Educação em direitos humanos dos profissionais dos sistemas de justiça e segurança pública; e Direitos humanos e atuação dos agentes de segurança pública.
Dentre os temas discutidos foram trabalhadas ações voltadas ao movimento LGBT que têm preocupado os profissionais da educação, devido os diversos casos de homofobia. Uma das propostas para tratar o assunto nas escolas é incentivar a prática da pesquisa e trabalhos escolares voltados à questão do gênero e sexualidade.
"Houve um entendimento muito claro entre as partes presentes no seminário, pois todos estão muito preocupados com a homofobia e com a defesa dos direitos de escolha de cada cidadão. Foi um encontro positivo em que todos puderam expressar suas opiniões sobre o assunto," afirmou Luiz Benedito Prina, representante do Sintep/MT.
O próximo encontro antes da Conferência dos Direitos Humanos será na próxima quarta-feira (17), às 8 horas, no auditório da Seduc/MT.

Cuiabá, MT - 10/10/2012 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 5481-5490 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter