O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), através da subsede de Várzea Grande, vem a público manifestar estranheza  sobre as publicações de demissão de contratados  no último bimestre  neste do ano letivo de 2012 na rede municipal de ensino.
Como é de conhecimento público, informações sobre demissão dos contratados temporariamente estão sendo publicadas no site da PREFEITURA sem que a pessoa contratada tenha sido informada de sua demissão pessoalmente.
Tal situação está causando transtornos nas comunidades escolares que voltam a conviver com a insegurança e a possibilidade de não ter pessoal suficiente para concluir o ano letivo em curso.
A direção da subsede está buscando informações sobre a situação e vai cobrar uma posição oficial da SME sobre a situação. A direção da subsede também orienta aos profissionais contratados, que assim como para ser contratado  é preciso assinar um contrato, para ser destratado é preciso assinar um destrato. Neste sentido, enquanto não acontecer o destrato é preciso continuar trabalhando na unidade escolar, cuidando para assinar o ponto regularmente.
Solicitamos também que os conselhos deliberativos das comunidades escolares, amparados no artigo 23 da Lei de Gestão Democrática do Sistema Municipal de Ensino (Lei 2380/2001), possam  reunir em assembléia geral todos os seus segmentos para poder denunciar qualquer iniciativa de limitar as condições de oferta da atividade educativa na escola e qualquer tentativa de diminuição do calendário escolar.
Salientamos que o inciso XIV do referente artigo da Lei de Gestão afirma que é de responsabilidade do Conselho dar parecer circunstanciado sobre a movimentação do quadro de pessoal da escola.
Reforçamos junto às gestões das unidades escolares, a necessária prática administrativa de que as decisões a serem seguida no âmbito da escola devem ser manifestas formalmente pela Secretaria Municipal de Educação.
Lamentamos mais uma vez a falta de transparência na Gestão Municipal em Várzea Grande, que traz conseqüências graves ao processo letivo nas escolas. A subsede do Sintep de Várzea Grande reafirma sua luta pelo direito dos alunos à escola pública de qualidade e a luta pelos direitos dos profissionais da educação.

Cuiabá, MT - 29/10/2012 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 5461-5470 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter