Eleita, nesta quinta-feira (12.12), a nova gestão do Conselho Estadual Alimentação Escolar para mandato 2018 a 2022. Ao todo 28 membros, entre titulares e suplentes, representando quatro segmentos da sociedade (Poder Executivo, Servidores da Educação Pública e Discentes, Pais de Alunos, e Sociedade Civil Organizada) integram a composição desse que é um órgão consultivo, deliberativo e fiscalizador da alimentação escolar na rede estadual

Entre os eleitos tomaram posse na presidência, Eurípia de Faria Silva (Sociedade Civil Organizada); vice-presidência, Kátia Pereira (pais de alunos), e na secretaria geral, Ailton de Oliveira Amorim (Servidores da Educação Pública). O órgão, que entre outras responsabilidades, fiscaliza o repasse até a aplicação dos recursos para a merenda encerra a gestão 2014-2018, num cenário de conquistas ao mesmo tempo de enfrentamentos e tentativas de desmonte do programa.

O ex-presidente, João Eudes da Anunciação, representante do segmento Servidores da Educação e dirigente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), deixa a pasta sinalizando enfrentamentos para a manutenção do programa. Segundo ele, principalmente entre 2017 e 2018 foram intensificadas a política recessiva no programa, acarretando dificuldades para que se efetivassem as ações com base no que a legislação determina.“Vivenciamos falta de passagens, veículos recursos para viagens de monitoramento do programa dentro e fora da capital”, relata.

Para os próximos anos, o cenário política sinaliza desmonte ou ainda grandes alterações no programa. “Não se sabe como ficará a estrutura do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no estado já olhamos com grande preocupação a retirada da Secretaria de Agricultura Familiar, já que 30 % dos produtos da merenda são oriundos da agricultura familiar. Uma pena pois esse é um programa relevância social”, conclui.

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 12/12/2018 20:26:38


Print Friendly and PDF

Exibindo: 2151-2160 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter