O Fórum Sindical dos Servidores do Poder Executivo cobrou do Secretário de Fazenda, Rogério Gallo, esclarecimentos sobre o atraso salarial, em uma investida surpresa ao órgão, na tarde de ontem (12.12). Na ocasião, pressionaram e insistiram para obter informações sobre recursos que existiam em caixa, suficientes para quitar as folhas de pagamentos restantes, os quais o governo não o fez por mera discricionariedade ou livre escolha.

Para os integrantes do Fórum, o governo desrespeitou os servidores por duas vezes. Primeiro quando proposto um calendário de escalonamento dos salários e em seguida quando descumpre o próprio calendário proposto. 

Durante a reunião o secretário confirmou existir mais de R$140 milhões em caixa,  mas que estariam comprometidos com outros débitos do governo, entre os quais citou dívida pública oriunda da copa do mundo (VLT, Arena e outros) sendo estes prioridade ante o pagamento de salários.

O secretário afirmou que os servidores deverão desconsiderar o escalonamento proposto, e jogou o débito com o restante da folha de pagamento para 21 de dezembro. E ainda apresentou a condicionalidade de quitar a folha, se estado receber o FEX (Fundo de Exportação) do Governo Federal.

“Mais uma vez ficou claro que o Governo do estado não priorizou a folha de pagamento dos salários dos servidores. Mais uma vez, outras despesas são a desculpa para atrasar salários, agora em pleno dezembro, mês de festas natalinas onde aumenta o consumo no comércio”, afirmaram os representantes do Fórum.

A orientação do Fórum é para que as categorias de servidores públicos se unam as convocações e deliberações de seus sindicatos, pois só assim, juntos, farão a resistência. “Nossos salários são nosso único meio de sobrevivência. Não podemos permitir que o estado barganhe esse direito universal”, concluíram. (com informações do Fórum Sindical)

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 14/12/2018 15:28:02


Print Friendly and PDF

Exibindo: 2151-2160 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter