O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) e demais sindicatos e entidades, ligadas ao Fórum Sindical de Servidores Públicos do estado, estarão nesta quarta-feira (16.01) acampados na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) cobrando dos deputados respeito aos direitos da população. Juntos exigirão veto ao pacote de medidas apresentado pelo governador e colocado para votação nas comissões da Casa de Leis. 

Na agenda a AL serão votadas três das medidas, apresentadas no pacote de Mauro Mendes, consideradas de maior impacto aos direitos dos servidores públicos e também à qualidade dos serviços prestados. As medidas serão analisadas em comissões. O pacote da “maldade”, como denominou o Fórum Sindical, será levado para votação final, no Pleno da ALMT, no próximo dia 23 de janeiro. 

“O grande problema é que na maior parte das vezes as decisões das comissões são seguidas pelo pleno”, alerta Orlando Francisco, secretário de Finanças do Sintep/MT e um dos coordenadores do Fórum Sindical. Diante dessa constatação, os dirigentes decidiram montar o acampamento na ALMT para acompanhar os encaminhamentos, cobrando uma avaliação mais séria e aprofundada dos impactos das medidas a longo prazo.

O Fórum Sindical insiste em maior tempo de análise e discussão das propostas apresentadas pelo governador. Segundo relatado na audiência pública ocorrida terça-feira (15.01), os servidores exigem que a votação das medidas seja transferida para os novos legisladores, que assumirão o parlamento, em fevereiro. “Se forem aprovadas a toque de caixa comprometerão seriamente os direitos não apenas dos servidores do estado, mas principalmente da população que mais precisa dos serviços de Educação, Saúde, Segurança Pública e demais serviços públicos”, afirma Orlando Francisco.

Na agenda da Casa de Leis três novas Audiências Públicas estão programadas, a pedido do deputado Wilson Santos. O objetivo é abrir espaço para ouvir a posição da sociedade sobre os impactos dessa reforma administrativa proposta pelo Executivo. Os debates que ocorrerão na quinta e sexta-feira (17 e 18.01) tratarão sobre fechamento da Empresa MTI (empresa de tecnologia do governo, antigo Cepromat); edição do fundo de taxação do agronegócio – Fethab 2; e audiência sobre a RGA.

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 16/01/2019 18:57:58


Print Friendly and PDF

Exibindo: 2121-2130 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter