O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) compareceu na atribuição de aulas de Cuiabá e Várzea Grande, nesta terça-feira (29.01), para constatar o caos denunciado no estado, com inúmeros profissionais efetivos remanescentes, em razão da medida economicista da gestão Mauro Mendes. Entre os principais problemas detectados esteve a redução do número de Técnicos Administrativos Educacionais (TAE) para função de multimeio didático que atendem bibliotecas e laboratórios. 

Segundo apontado pelo sindicato, a alteração compromete os trabalhadores e trabalhadoras, ferindo a Lei de Carreira (LC 050/1998), e ainda impacta nos projetos pedagógicos. 

A mudança da sistemática oficial atribui para um funcionário a tarefa desempenhada por vários, ao fazer a junção das funções da biblioteca e informática. “A lógica do governo é invertida. A administração da Secretaria de Estado de Educação justificou a alteração pelo fato de que os espaços escolares estão ociosos. Isso porque não há manutenção de computadores, o que reduz o número de máquinas funcionando. Assim como não tem espaço adequado nas bibliotecas para os estudantes. Não significa que sobram servidores, falta é estrutura”, ressalta o presidente do Sintep/MT, Valdeir Pereira.

Para o presidente a política implementada pela Seduc-MT abre espaço para o desmonte da carreira. Conforme Valdeir, com o argumento de dinamizar e modernizar as escolas, tornam precária a formação e, no caso dos técnicos, retiram a função pedagógica do cargo. “Em breve estarão argumentando que a atuação meramente administrativa, poderá ser terceirizada abrindo possibilidade do ingresso de empresas privadas nas escolas públicas”, afirma.

O caos promovido pelo “novo” governo gerou uma listagem de profissionais efetivos aguardando escolas com vagas remanescentes. Porém ainda não foram abertas as turmas para o período noturno, ou mesmo as escolas do campo tiveram as matrículas efetivadas. As turmas deveriam estar concluídas desde o dia 24.01, ou seja, antes da atribuição. E mais, na próxima segunda-feira (04.02) começa a Semana Pedagógica, período para os profissionais alinharem na escola, o plano de trabalho para o ano letivo. Contudo, o governo sequer realizou todas as matrículas  

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 29/01/2019 18:58:17


Print Friendly and PDF

Exibindo: 2091-2100 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter