A partir deste sábado (16.02), a CUT Mato Grosso encaminha a primeira etapa para da 4ª Conferência Nacional de Formação da Central Única dos Trabalhadores (CUT). A indicação da coordenação do evento é que ela comece pelos locais de trabalho, nos sindicatos de base, evoluindo para espaços e momentos de debate no âmbito dos municípios, reunindo toda representação de base da CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES. Ao todo serão três etapas até o dia 27 de maio, quando acontecerá em Belo Horizonte, Minas Gerais, a etapa nacional.

 Essa é a quarta edição, a última foi realizada há 13 anos, em 2006. É chamada a sua 4ª edição, nesse momento diante dos enfretamentos impostos pelo cenário político, econômico e social do país e do mundo. “A CUT tem por prática histórica realizar debate coletivos com suas bases, sempre que seus projetos significativos de organização   passa por momentos de reformulação”, afirma o secretário de formação da CUT MT, João Eudes da Anunciação.  

Eudes, que também é secretário de Formação Sindical do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), afirma que o que as políticas econômicas, ditadas pelo mercado mundial, exige novas condutas da classe trabalhadora. Conforme ele, a repercussão desses ataques aos direitos conquistados, é uma realidade trazida também para as políticas extremistas dos governos no Brasil e exige uma nova postura de enfrentamento dos trabalhadores e trabalhadoras, para não serem massacrados pelos interesses do capital.

 Os debates serão organizados com objetivo de formular propostas que apresentem um norte para os novos desafios da CUT, após a eleição de 2018, após reforma sindical, ao futuro do mundo do trabalho etc. e, principalmente um novo olhar formativo que fortaleça o projeto político organizativo da CUT.

 O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), filiado à entidade, organiza atividades com os dirigentes que integram o quadro da CUT estadual para participar dos debates. Cada polo regional, se organza nesse momento no sentido de mobilizar cada Subsede, em um debate conjunto, com outras organizações de trabalhadores/as, para que dediquem um momento para a realização da Conferência.  No dia 13 de abril, em Cuiabá, ocorrerá a etapa estadual. A 2ª etapa, será realizada na capital, com a participação dos delegados/as escolhidos/as nos encontros municipais, onde foram realizados os debates. Em seguida, a etapa regional centro-oeste, terá a 3ª etapa, dia 29 do mês de abril, em Goiânia.

 O Secretário de Formação da CUT-MT e do Sintep/MT, João Eudes da Anunciação, esclarece que os debates serão norteados a partir dos eixos: O Futuro do Trabalho na perspectiva da luta de classes; O Trabalho do Futuro e a Identificação dos Novos Ofícios; O Futuro da Democracia e do Socialismo; A Retirada de Direitos; As Novas Formas de Contratação e Categorias cada vez mais Difusas: A Uberização das relações de Trabalho, etc. Também trazem para a cena de debates temáticas como: O Controle do Sistema Financeiro sobre a Cadeias Globais de Produção e Produção etc.

Também será realizada conferencias temáticas, que marcam o dia dos trabalhadores/as, como a questão de gênero, a questão racial, juventude, saúde do trabalhador etc. Nesse momento a coordenação está orientando uma conferência temática sobre a Reforma da Previdência, um dos direitos sociais dos trabalhadores e que nesse sofre um ataque  crucial  pela política nacional.

Assessoria/Sintep-MT
Cuiabá, MT - 15/02/2019 19:54:20


Print Friendly and PDF

Exibindo: 2061-2070 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter