A história de enfrentamentos, desafios e conquistas vivenciada pela mulher negra, nascida no Mato Grosso do Sul e que ainda criança migrou com os pais para terras mato-grossenses, Jocilene Barboza, será lembrada hoje, 8 de março, durante solenidade alusiva ao Dia Internacional da Mulher, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. 

A entrega da Moção de Aplauso, promovida pelo deputado e professor Wilson Santos, será um reconhecimento, mesmo que tardio, a uma das mulheres símbolos na história sindical. Jocilene promoveu pela razão e com o coração a luta pela igualdade de gênero, contra o racismo. Foi uma árdua combatente em defesa do respeito às diferenças, pelo fim da miséria, contra a violência, contra o feminicídio.  

Em 2018, registrou o feito de se eleger a primeira mulher presidente do maior sindicato do estado, o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT). Formada em biologia, com mestrado em Educação, a técnica de desenvolvimento em multimeios escolar teve uma trajetória de conquistas. A primeira delas foi ter vencido o fato de ter nascido mulher, num pais com histórica desigualdade de gênero. Depois nascer negra, num país racista. 

Não foram poucos os desafios postos. Venceu cada um deles à medida que foram colocados à sua frente. Jocilene registrou ainda na sua história de luta, o cargo de presidente do Conselho Estadual de Direitos da Mulher. 

A homenagem à Jocilene será entregue aos membros da família, representados na pessoa da mãe da militante, simbolizará a luta travada pela companheira contra todo tipo de preconceito.

Jocilene Barboza, presente!


Cuiabá, MT - 08/03/2019 15:12:38


Print Friendly and PDF

Exibindo: 2041-2050 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter