O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino de Mato Grosso (Sintep-MT) reafirma a cobrança histórica de melhorias na infraestrutura das escolas estaduais e protagonismo nas ações do governo. O debate convocado pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (19.03), reuniu deputados, representantes do governo estadual, e profissionais da educação, que vivenciam a falta de condições estruturais para trabalhar nas escolas.

O presidente do Sintep/MT, Valdeir Pereira destacou a necessidade de investimentos em obras de melhorias para evitar ainda mais comprometimento do ensino aprendizagem dos estudantes. “O problemas estruturais das unidades comprometem a saúde dos profissionais, levando ao afastamento e, principalmente, a qualidade da educação ofertada aos estudantes que são muitas vezes colocados em condições subumanas, expostos a calor excessivo, a chuva, sem material pedagógico adequado para o aprendizado”, disse.

Valdeir defendeu que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o governo de Mato Grosso priorizem a educação e os investimentos necessários. A cobrança foi de que a Seduc/MT apresente um cronograma para a realização das obras nessas escolas e resolva o problema que se arrasta no estado.

A diretora de escola estatual Hermelinda de Figueiredo, em Cuiabá, esteve presente na audiência e fez um relato da situação que vivencia na escola quando chove. “A fiação elétrica da escola está danificada desde 2013”, disse. Na descrição feita pela diretora, o cheiro de queimado e a ameaça de curto circuito leva a suspensão imediata das aulas, assim que começam as chuvas. “Queremos um plano da Seduc com data para iniciar o conserto e finalizá-lo”, disse.

“Eu acredito na Educação Pública e na Escola Pública e quero um plano para solucionar não apenas as 45 escola de Cuiabá, que estão com problemas, mas além. É preciso deixar de procrastinar e agir depois que as tragédias acontecem. Nós temos recursos o que falta é respeito, ética e cidadania” ressaltou a mãe de estudantes presente no debate.

A audiência convocada pelo deputado Thiago Silva, teve a participação dos demais membros da Comissão de Educação, deputados Valdir Barranco e Wilson Santos, com a presença de membros do Ministério Público. Na ocasião, o presidente do Sintep/MT cobrou que se promova com o debate ações protagonistas e não fique a reboque de situações conhecidas no estado e que só chamam a atenção quando viram notícia nacional. “Se não formos propositores daqui a três meses estaremos realizando nova audiência para debater o mesmo tema sobre as mesmas escolas”, destacou.

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 19/03/2019 19:15:17


Print Friendly and PDF

Exibindo: 2021-2030 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter