A subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público (Sintep/MT), no município de Barão de Melgaço (Baixada Cuiabana) realizou nesta segunda-feira (30.09), Assembleia Geral dos profissionais da educação da rede municipal, na Câmara de Vereadores. A participação da direção central na assembleia em Barão de Melgaço teve o propósito de analisar o cenário e ajudar nos encaminhamentos para cumprimento de direitos.

A categoria enfrenta atraso salarial e defasagem do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN), em 2019, além de suspensão de licenças, problemas na infraestrutura escolar, cortes de matérias pedagógicos e outros. O debate foi acompanhado pelo presidente do Sintep/MT, Valdeir Pereira, o secretário de redes municipais, Henrique Lopes, 

No estudo preliminar feito pelo secretário de redes municipais, Henrique Lopes, foi registrado a necessidade de ajustes, para melhorar a capacidade de arrecadação do Município e assim garantir o pagamento do PSPN atual, pois o salários estão congelados desde 2018. 

Henrique Lopes relata que a reunião foi proveitosa pois saíram alguns encaminhamentos, com a participação de cinco membros do legislativo. “Os vereadores ficaram de confirmar com Prefeito uma audiência já solicitada há uns 10 dias pelo Sintep/Subsede Barão. O que mostra um espírito colaborativo para solucionar os problemas”, acredita. 

Os/as educadores/as de Barão de Melgaço têm uma carreira estruturada nos moldes da rede estadual. Diante dos desafios apresentados hoje para a categoria, a defesa será de manter o

Plano de Carreira e o pagamento do Piso Salarial. “O piso é lei, caberá ao prefeito buscar os mecanismos para poder resolver a questão dos salários dos trabalhadores/as”, afirmou Lopes.

O presidente do Sintep/MT, Valdeir Pereira, informa que a orientação foi cobrar a solução do executivo. Com conhecimento dos dados e detalhamento da folha de pagamento a categoria deve exigir o cumprimento daquilo que é direito. “Piso é um direito que não se pode ser negociado. Deve ser cumprido. Agora cabe ao poder executivo apresentar a forma de garantir isso”, alertou.

A secretaria da subsede do Sintep, Sueli Maria Gonçalves, encerrou os debates registrando a criação de uma comissão para andamento das reivindicações. Esperamos que o gestor municipal receba a direção do sindicato e apresente proposta para assegurar os direitos da categoria. “Na próxima segunda-feira voltaremos a nos reunir novamente estendendo o convite aos vereadores. Na oportunidade deliberemos sobre nossas ações”, concluiu.

Assessoria/Sintep-MT
Cuiabá, MT - 30/09/2019 18:04:02


Print Friendly and PDF

Exibindo: 1651-1660 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter