Divulgado nesta quinta-feira (10.10), no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso, a convocação de mais 160 Técnicos Administrativo Educacional (TAE), aprovados no Concurso de 2017.  A chamada avança na listagem dos concursados aprovados, e cumpre mais uma das reivindicações da greve da Educação estadual, em 2019. 

Para o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) que faz a defesa do ingresso profissional na rede pública via concurso, e foi à luta em 79 dias de greve também pela convocação, essa é uma vitória. “O Sintep/MT tem se destacado no cenário nacional por fazer o enfrentamento que assegure a escola pública gratuita nos moldes defendidos nas Leis de Diretrizes e Bases e na própria Constituição Federal de 1988”, afirma o secretário adjunto de Funcionários do Sintep/MT, Klebis Marciano. 

Segundo o secretário, infelizmente essa não é a realidade do país, onde em muitos estados há anos não têm Concurso Público. Klebis destaca ainda, a importância da resistência da categoria em Mato Grosso, para fazer o enfrentamento a uma agenda retrógrada nas políticas estaduais e nacionais. “Temos um dos melhores planos de carreira, fruto da luta e enfrentamento feitos aqui. Contudo, a ameaça a nossos direitos está muito presente”, diz.

Klebis exemplifica as ameaças citando o projeto de Reforma Administrativa. Conforme ele, pelo que foi anunciado a Reforma trará o fim dos Concursos Públicos, acaba com a política de progressões na carreira, elevação de classe e nível, congelará os salários. E mais, afetará também os aposentados, pois somada à Reforma da Previdência, acabará com a paridade entre ativos e aposentados. 

Apesar de todo o desmonte que estão tentando imprimir na Educação Pública, o Sintep/MT comemora a convocação, pois além dos 160 TAE, já foram convocados 221 professores, restando agora a convocação dos 300 Apoio Administrativo Educacional (AAE), dos 681 aprovados que seriam chamados em 2019. “Esses são números inferiores a demanda da rede pública, mas com a prorrogação do Concurso por mais dois anos, o Sintep/MT lutará para que as convocações sejam feitas dentro do limite de vagas livres”, conclui.   

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 10/10/2019 17:27:40


Print Friendly and PDF

Exibindo: 1631-1640 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter