A subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público, do município de Várzea Grande, realizará segunda-feira (14.10), das 8h às 17h, o “Seminário sobre a Reforma do Ensino Médio” (Lei 13.415/2017).  A atividade ocorrerá no auditório do Sintep/MT, em Cuiabá, com palestra do professor doutor Luiz Dourado, da Universidade Federal de Goiás e ex-integrante do Conselho Nacional de Educação (CNE). 

Para os dirigentes da subsede, trazer a Reforma do Ensino Médio para o debate é de suma importância dado o impacto que as alterações promoverão no quadro profissional e na formação dos estudantes, já a partir de 2020. “De 13 disciplinas que temos hoje na matriz curricular, dez poderão não ser obrigatórias.  Ainda existe a possibilidade de reversão pois o projeto de Ensino Médio tem que ser definido a nível dos estados”, alerta o dirigente da subsede e representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Gilmar Soares.

Segundo Soares, a proposta apresentada desde a então Medida Provisória do Novo Ensino Médio MPV 746/2016, apontava para arranjos curriculares, que estão baseado em itinerários formativos.  Esses chamados itinerários são os grandes vilões, acreditam os educadores, pois permitem que a iniciativa privada invada a escola pública com a oferta de cursos complementares. 

“Isso trará uma insegurança para os estudantes sobre qual é a base curricular que garantirá sua formação, além de restringir ainda mais essa formação. Ela colocará os estudantes da escola pública em ampla desvantagem se comparado com os que estudam na iniciativa privada, quando tiverem que participar de Concursos, Vestibulares e no próprio Exame Nacional do Ensino Médio”, afirma Gilmar Soares.

Diante do cenário a subsede do Sintep Várzea Grande abrirá o debate para a Baixada Cuiabana, com a participação de estudantes, profissionais, pais e mães. O tema será apresentado pelo professor doutor Luiz Dourado, que traz a experiência de ter participado da construção das Bases Curriculares do Ensino Fundamental e, em especial, do Ensino Médio.  “A discussão reunirá representantes da Universidade Federal de Mato Grosso, do Instituto Federal de Mato Grosso, da União dos Estudantes, CNTE, além dos dirigentes sindicais da central e regionais”, informa Soares.          

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 10/10/2019 18:35:59


Print Friendly and PDF

Exibindo: 1631-1640 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter