A direção regional Nortão II, do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), concluiu no último final de semana (18 e 19.11), no polo de Alta Floresta, mais uma etapa do Curso de Formação Sindical. Os cerca de 50 participantes, entre inscritos e convidados, trabalharam o eixo 2, do fascículo 5, que tratou sobre Negociação Coletiva e Financiamento Público. Participam os municípios de Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde e Paranaíta.

Para a diretora regional, Francisca Ilmarli Teixeira, o tema foi oportuno diante do cenário vivenciado nas redes estadual e municipais. “Os enfrentamentos, principalmente nas discussões sobre financiamento da Educação, tornaram a formação fundamental”, argumenta.

O debate sobre o Novo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) as negociações coletivas nas redes tornaram essa formação um laboratório. “Saímos de uma greve na rede estadual em que não foram poucos os ataques aos direitos da carreira, a valorização profissional. Nas redes municipais não está sendo diferente, com tentativas de desmonte das conquistas, com alegações de falta de recursos, Limite Prudencial e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LFR)”, relata.

Para a Ilmarli, a reflexão sobre a origem do financiamento da educação foram fundamentais para que os dirigentes construam argumentações para o debate durante as negociações com o executivo municipal.  “Se apropriar desses conhecimentos é condição para avançarem nas conquistas”, afirma.

A aula desse 5º fascículo apresentou como diferencial a participação de convidados. A regional trouxe para o debate filiados que integraram o serviço público no último concurso de 2017, na rede estadual, e que contribuíram ativamente com a greve da rede estadual. “Nosso objetivo foi promover a interação entre as experiências teóricas e a prática, contribuindo assim com o debate”, relata a dirigente.

Ilmarli relata que entre os convidados dessa edição esteve um técnico da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), que integra o respectivo sindicato dos Funcionários da instituição. Na oportunidade, parabenizou o Sintep/MT pela formação promovida, destacando que é o único sindicato que oferece condições para os filiados fazerem o debate na mesa de negociação.

A atividade, iniciada em 2018, mais uma vez contou com a participação do secretário de Formação do Sintep/MT, professor João Eudes da Anunciação.  Para a diretora, tem sido enriquecedora a contribuição do secretário, dadas as práticas apresentadas que fazem com que os participantes consigam vivenciar no cotidiano as discussões teóricas. “Fomos privilegiados com as datas coincidirem com a disponibilidade da agenda de João Eudes. Só temos a agradecer”, destacou.

CNTE

Cuiabá, MT - 23/10/2019 10:39:45


Print Friendly and PDF

Exibindo: 1591-1600 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter