No próximo 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) reafirma a importância da reflexão nas escolas sobre o Racismo na sociedade. Tópicos como: a violência contra crianças negras; a evasão escolar maior entre os jovens negros; e até mesmo o racismo reafirmado nas palavras cotidianas foram as proposições de debate destacadas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), sobre o Dia.

O Sintep/MT, assim como a CNTE, tem uma vasta bibliografia para instrumentalizar os debates na comunidade escolar. Um diálogo considerado fundamental para que a sociedade brasileira avance no processo da representatividade democrática. No último encontro estadual realizado pelo Sindicato, em outubro de 2018, foi lançado mais um material sobre o tema; o Caderno Educação “Racismo e Discriminação no Brasil”. Elaborado pelo professor doutor Flávio Antônio da Silva Nascimento reúne conceitos e questões sobre racismo e as religiões afro-brasileiras, outro tópico de muito preconceito. 

“O fascículo é uma referência teórica profunda para facilitar às pessoas estabelecerem uma convivência respeitosa e diversificada dentro da comunidade escolar”, esclarece o secretário de comunicação do Sintep/MT, Gilmar Soares.

Para a secretária de Políticas Sociais do Sintep/MT, Leliane Cristina Borges, o dia de Zumbi não é uma data comemorativa e sim reflexiva. “É necessário o debate escolar com foco em informar e desmistificar o preconceito. Ao mesmo tempo em que efetiva a Lei 10.639/03 (estudo de história africana e afro-brasileira), como compromisso educacional”, conclui.

Confira o fascículo Racismo e Discriminação no Brasil


Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 06/11/2019 17:54:55


Print Friendly and PDF

Exibindo: 1561-1570 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter