O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) retoma a campanha Novembro Azul, em 2019.  Semelhante ao Outubro Rosa, é uma campanha que busca acabar com a negligência à saúde, motivada pelo preconceito e muitas vezes medo. Assim como as mulheres devem realizar o autoexame nas mamas regularmente, os homens devem procurar o urologista para fazer o exame de toque retal, e verificar possível alterações na próstata. 

Dados da sociedade de urologia apontam que o resultado do preconceito masculino ao exame, amplia o número de casos. O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum da doença no mundo e o de maior incidência em homens, com cerca de três quartos dos casos na população masculina com mais de 65 anos.

O preconceito, fomentado pela ignorância, leva a descoberta da doença quando as chances de cura são diminutas. Contudo, quando diagnosticado e tratado no início, os riscos de mortalidade são reduzidos. “É fundamental que a Educação ajude no fim do preconceito e na conscientização dos cuidados preventivos de saúde”, destaca o presidente do Sintep/MT, Valdeir Pereira.

O exame regular em homens acima dos 45 anos, realizados por urologista é a forma mais confiável para diagnosticar a doença em estágio inicial.

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 06/11/2019 19:07:58


Print Friendly and PDF

Exibindo: 1561-1570 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter