Os delegados e delegadas do 12º Congresso Estadual de Mato Grosso (CECUT/MT) elegeram no sábado, (09.11) a nova direção, que irá comandar a Central no período de 2019 a 2023. A chapa única eleita, respeita à paridade entre homens e mulheres.

A nova direção, presidida pelo professor Henrique Lopes, terá grandes desafios para enfrentar no próximo período, diante da retirada sistemática dos direitos da classe trabalhadora e de desmonte do estado.

No ato de posse da nova direção o atual presidente, João Luiz Dourado,agradeceu todos os membros da gestão que se encerra com este Congresso. "Os trabalhadores e as demais entidades, inclusive as demais Centrais, esperam muito da CUT, temos que construir a unidade dos trabalhadores do campo e da cidade, juntamente com a juventude. Saio com o sentimento de dever cumprindo e não tenho dúvida que este próximo mandato será de muita luta e de muita unidade. O companheiro Henrique, que assumirá a presidência da CUT , já provou que tem competência e fará um excelente trabalho", afirmou o João Dourado que irá conduzir a transição da gestão administrativa até dia 15 de dezembro.

Henrique Lopes parabenizou a gestão que se encerra e agradeceu os votos de confiança para conduzir a luta dos trabalhadores em Mato Grosso, mediante todos os desafios que estão colocados para a classe trabalhadora. "O Congresso foi suficiente para mostrar os desafios que temos pela frente, diante da acentuada perda de direitos, espero que com a esperança que se reacendeu no coração da classe trabalhadora com a liberdade do presidente Lula, seja um combustível para que a gente possa construir um novo país, devolver o país para o comando das mãos dos trabalhadores." frisou o novo presidente da CUT MT, ressaltando que independente de quem esteja ocupando a presidência do país, a CUT precisa ser autônoma, fazer os enfrentamos sabendo que suas referências de luta são os direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras.

O novo presidente da CUT MT aponta como desafios principais da próxima gestão: Fortalecer a CUT no âmbito do Estado de Mato Grosso, buscando para particpar da Central Cutistas o maio número de sindicatos e fazer a ampla defesa da classe trabalhadora, é importante, defender também os desempregados, os contratados sem carteira e sem direitos e os trabalhadores e trabalhadoras informais. "A CUT precisa buscar a unidade da classe trabalhadora para a garantir direitos, a soberania e a democracia do país", frisa o professor Henrique Lopes.
 
Perfil
Henrique Lopes é professor da Rede Estadual em Mato Grosso. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), com Especialização em Biologia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Nascido em Rio Bonito (PR), veio para Mato Grosso na década de 70, iniciou na Educação em 1989 no município de Carlinda, como professor interino. Filiou-se ao Sintep-MT em 1994, quando também se efetivou na educação, assumindo a Gestão da Subsede do Sintep no município de Alta Floresta e posteriormente a Direção Regional do Polo Sindical Nortão II.

Henrique foi Presidente do SINTEP/MT de 2012 a 2018. Atualmente é  Secretário de Redes Municipais do Sintep e foi eleito suplente de deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores.

Tem como expectativa a luta contra qualquer forma de injustiça, reconhece nas Comunidades Eclesiais de base (CEBs) da Igreja Católica, importante contribuição para a sua formação política e militância no espaço sindical.

Composição da Nova Direção

DIRETORIA EXECUTIVA

1. Presidente, Henrique Lopes do Nascimento - SINTEP
2. Vice-presidenta, Maria Celma de Oliveira SINTEP
3. Secretário/a Geral, Guelda Cristina de Oliveira Andrade SINTEP
4. Secretário de Administração e finanças, João Luiz Dourado SEEB
5. Secretária de Assuntos Jurídicos, Edina Bernardo da Silva
6. Secretária de Combate ao Racismo, Joacira Santana R. de Almeida SINDSEP
7. Secretário de Comunicação, Edevaldo José dos Santos SINTEP
8. Secretária de Cultura, Antonia Aparecida de Oliveira Aguiar SINTEP
9. Secretário de Formação Sindical, João Eudes da Anunciação SINTEP
10. Secretária da Juventude, Marilim de Castro Cunha Tedesco SINTUF
11. Secretário de Meio Ambiente, Jose Maria Guerra SEEB
12. Secretária de Mobilização e Relação com Movimentos Sociais, Maria Ivone Souza Pereira SINTEP
13. Secretária da Mulher Trabalhadora, Angelina de Oliveira Costa SINTEP
14. Secretário de Organização e Política Sindical, Robson Cireia SINTEP
15. Secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos, Edna Martins de Oliveira SINTEP
16. Secretário de Relações de Trabalho, Valdeir Pereira SINTEP
17. Secretário de Saúde do Trabalhador, Fernando Pivetta SINDSEP
18. DIRETOR EXECUTIVO, Damasio de Souza Pereira SINDSEP

DIREÇÃO ESTADUAL

1. Veraci Tiziane SINDSEP 
2. Idio Nemésio de Barros Neto SINDSEP
3. João de Deus da Silvia Filho SINDSEP
4. Maria Eliete Leão de Arruda SINTEP
5. Italina Facchini SEEB
6. Clodoaldo Barbosa SEEB
7. Cleonice de Fátima de Castro Rogote SEEB
8. Luiz Edivirges SEEB
9. Jucelino Dias Moura SINTEP
10. Klebis Marciano Rocha dos Santos SINTEP
11. Ana Lucia Antonia da Silva SINTEP
12. Antonio Marcio Ramos Pinheiro SINTEP
13. Omar Cirino SINTEP
14. Sidinei Cardoso de Oliveira SINTEP
15. Gilmar Soares Ferreira SINTEP
16. Gilsom Damasceno Santos SINTEP
17. Tânia Cristina Crivelim Jorra SINTEP
18. Luzia Machado de Melo SINTUF

CUT MT

Cuiabá, MT - 12/11/2019 12:43:22


Print Friendly and PDF

Exibindo: 1551-1560 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter