Durante o Conselho Nacional de Entidades (CNE) que aconteceu ontem (03/12), em CuritibaPR, 92 delegados e delegadas, representando 30 sindicatos afiliados à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), ratificaram o calendário de lutas proposto pela direção da entidade para o próximo período.

O calendário mantém a determinação de ter a categoria mobilizada o tempo todo, com o intuito de barrar os retrocessos que o atual governo tenta impor aos trabalhadores e trabalhadoras da educação.

O calendário aprovado pelos conselheiros inclui realização de ato em Defesa da Educação com Lula, uma campanha em Defesa dos Serviços Públicos, da Educação Pública, pela aprovação do Novo FUNDEB com Piso e Carreira e ações nas ruas com a seguinte dinâmica:

Janeiro 2020

Dia 24

Ações com as Aposentadas e os Aposentados nas praças e ruas, dialogando sobre a importância dos Serviços Públicos para este segmento da sociedade.

Fevereiro 2020

Dia 21

Botando o Bloco na rua contra o Desgoverno Bolsonaro e em Defesa dos Serviços Públicos da educação pública, pela aprovação do Novo FUNDEB com Piso e Carreira.

Março 2020

Dia 08

Políticas públicas de proteção social para as Mulheres. A CNTE se inserir nas atividades das Centrais Sindicais, diretamente da CUT e CTB.

Dia 18

Greve Geral 

Dia 25

Reunião da Direção da CNTE

Dias 26 e 27

CNE-CNTE, em Brasilia

Abril 2020

Dia 23

Lançamento da 21ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública com Marcha Estadual da Ciência, junto com a SBPC e outras entidades nacionais. Tendo como foco a aprovação do Novo FUNDEB. A dinâmica da semana de 23 de abril a 1º de maio, será divulgada posteriormente.

Maio 2020

01 de Maio

Encerramento da 21ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, com a nossa participação nos atos unificados das Centrais Sindicais.

Além dessas datas, também foi deliberada a realização do 34º Congresso da CNTE para o período de 13 a 15 de janeiro de 2021.

>> Acesse as fotos no álbum na página da CNTE no Facebook

Este CNE foi o último de 2019 e encerrou um ciclo de Conselhos realizados em Curitiba-PR. Enquanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi mantido como preso político na sede da Polícia Federal, todas as reuniões do CNE e demais atividades da entidade foram realizadas na capital paranaense, como sinal do entendimento que a direção da CNTE tem de que a defesa educação pública passa, obrigatoriamente, pela defesa intransigente da democracia.

CNTE/Jordana Mercado 

Fotos:Joka Madruga 

Cuiabá, MT - 04/12/2019 17:36:05


Print Friendly and PDF

Exibindo: 1511-1520 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter