O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) integra a comissão de Avaliação Institucional para a progressão na carreira, conforme o artigo nº 42 da Lei nº 050/1998 da Carreira dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso. Na participação, o sindicato defende como critérios, uma avaliação diagnóstica, processual e reparadora. 

Conforme a secretária de Políticas Educacionais do Sintep/MT, Guelda Andrade, o sindicato não tem posição contrária a avaliação, contudo reafirma que ela deve ser diagnóstica, processual e reparadora, e que tenha como objeto central o pedagógico da escola, a qualidade da educação pública. “A avaliação deve ter projeto de correção de fluxo, intervenção Pedagógica. Isso, se a preocupação do estado for realmente a oferta da educação pública de qualidade”, destacou.

Para o secretário de Assuntos Educacionais da Confederação Nacional do Trabalhadores em Educação (CNTE), e dirigente do Sintep/MT, Gilmar Soares, e que também integra a comissão bipartite (Seduc/MT e Sintep/MT), a avaliação Institucional deve ser acompanhada da avaliação do Sistema, como um todo. “Impossível e injusto seria avaliar os profissionais da educação, sem avaliar as condições de trabalho, o compromisso da Seduc-MT com as escolas, bem como, a estrutura física dessas escolas que apesar de não ser fator determinante, é extremamente importante”, disse.  

Para o dirigente, esses elementos constituem os componentes responsáveis pela qualidade da educação pública. “Tudo que fugir dessa organização, desse olhar crítico será culpabilizar os/as profissionais da educação e os/as estudantes pelo resultado negativo. Este tipo de avaliação, o Sintep-MT não aceitará”.

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 29/01/2020 12:26:22


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