O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) cobra da Prefeitura de Primavera do Leste pagamento de hora-atividade sonegada para professores e professoras contratados/as na rede municipal, desde de 2015.  Na ocasião, o Plano Municipal de Educação (PME) estabeleceu a meta, como cumprimento do direito, apresentando ações para efetivá-lo de modo a não comprometer o orçamento da Educação.

A secretária de redes municipais do Sintep de Primavera do Leste, Marileuza Rosa de Souza, relata que a cobrança pelas horas-atividade dos interinos é pauta recorrente nas reivindicações do Sintep no município. Contudo, tem sido protelada pela administração municipal. “Este ano, a nossa exigência é para que o débito seja pago, com a inserção de 5% das horas trabalhadas nos salários dos profissionais que passarem no seletivo da prefeitura”, disse.

Conforme esclareceu, o percentual corresponderia ao que foi projetado no Plano Municipal de Educação, mas que deixou de ser pago. No Plano o pagamento dos 10% de hora-atividade, seria parcelado em dez anos. Sendo 1% ao ano, para que até 2025 todos os contratados recebessem o que é direito. “A nossa reinvindicação é para que o Edital do seletivo de 2020 inclua o percentual de pagamento da hora-atividade. É direito dos docentes receberem pelas horas que trabalham fora da sala de aula”, destacou.

Nesta terça-feira (28.01) pela manhã um grupo de professores, acompanhados da presidente da subsede do Sintep de Primavera, professora Édna Mahnic, estive na prefeitura para uma audiência com o Prefeito. Contudo, como não haviam agendado a reunião não foram recebidos. 

O Sintep Primavera está em processo de negociação da data-base e já protocolou na  Prefeitura audiência para debater o reajuste do Piso Salarial dos Profissionais, conforme determinado pelo Piso Nacional de 2020, ou seja correção de 12,84%, passando a valer o piso de R$ 2.886,24.

Assessoria/Sintep-MT

Cuiabá, MT - 29/01/2020 16:51:37


Print Friendly and PDF

Exibindo: 1451-1460 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter