Os oito municípios do polo regional Oeste III receberam a visita da diretora regional do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Edna Bernardo, além de membros da Direção Central, entre os dias 09 e 13 de maio. Foram realizadas assembleias locais para diagnosticar a situação das subsedes e encaminhar atividades referentes à pauta de luta da categoria.

A diretora regional estava acompanhada da vice-presidente do Sintep/MT, Jocilene Barboza, do secretário de Políticas Educacionais, Henrique Lopes, e da secretária de Funcionários da Educação, Guelda Andrade. Em todos os municípios foram abordados os temas relacionados à Semana Nacional de Mobilização pelo Piso Salarial e Aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) em 2011, promovida entre 09 e 13 de maio, e à campanha salarial da rede estadual pelo piso de R$ 1.312,00.

Os sindicalistas estiveram em Jauru e Vale de São Domingos no dia 10 de maio, quando os trabalhadores das redes municipal e estadual aprovaram a paralisação no dia 11, definido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) como Dia Nacional de Paralisação. Além disso, a assembleia em Vale do São Domingos criou a subsede do Sintep/MT naquela localidade.

Já no dia 11 de maio ocorreu ato público em Pontes e Lacerda, na Praça Miguel Gajardoni, com adesão de cerca de 300 profissionais das duas redes de ensino, além de alunos que levaram faixas e cartazes pedindo melhorias na Educação. Em Conquista D'Oeste, os diretores reforçaram a necessidade de organização da categoria. "Falamos sobre a importância da filiação da rede municipal junto ao Sintep/MT, pois ela não está ligada a nenhum Sindicato", frisou Edna Bernardo.

No município de Campos de Júlio também houve assembleia de criação da subsede, no dia 12, na Câmara Municipal, com participação maciça dos trabalhadores da educação das redes municipal e estadual. O encontro abordou ainda o PNE que o Brasil quer, campanha salarial, inclusão dos funcionários da Educação no Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da rede municipal e profissionalização dos funcionários. No dia 11, eles realizaram atividades em conformidade com o Dia Nacional de Paralisação.

Importância da sindicalização - Os profissionais da educação de Comodoro e Nova Lacerda também receberam a visita no dia 12 de maio. No primeiro, a assembleia foi realizada na Escola Estadual Rosa Frigger e debateu a importância da sindicalização e formação dos funcionários, campanha salarial e informes sobre as atividades e temas da Semana Nacional. Em Nova Lacerda, os diretores visitaram os educadores da rede municipal que demonstraram interesse em se filiar ao Sintep/MT.

O ciclo de visitas foi encerrado no município de Vila Bela da Santíssima Trindade, no dia 13 de maio, com assembleia de criação da subsede do Sintep/MT. O encontro também pautou o PNE; importância de formação e sindicalização dos funcionários da Educação; a campanha "Educação: A obra mais importante da copa do Pantanal"; e reestruturação do PCCS da rede municipal.


Cuiabá, MT - 18/05/2011 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 6401-6410 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter