Os trabalhadores/as da rede municipal de ensino de Várzea Grande  avaliaram o documento encaminhado pela Secretaria Municipal de Educação (SME/VG), através do ofício 045/2014, protocolado na sexta-feira (07) como  insuficiente e que  não atende as reivindicações da categoria para colocar fim a greve iniciada em 17 de fevereiro.   Este foi o segundo documento encaminhado pelo secretário Jonas Sebastião.

A avaliação do documento foi realizada na segunda-feira (10),  pelo Conselho de Representantes e pela Assembleia Geral realizada  na terça-feira (11), no ginásio de esportes do CEJA Licínio Monteiro.

De acordo com o presidente da subsede de Várzea Grande do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/VG), Gilmar Soares Ferreira, o secretário Jonas dá um golpe na categoria ao propor um reajuste de 16.11%, porém garante apenas o reajuste de 10,11% , condicionando à capacidade financeira do município.

Durante a assembleia, o sindicato recebeu o ofício nº 50/GAB/SME/VG. O documento foi lido e analisado pela categoria e apresenta  dois importantes avanços nas negociações: primeiro, apresenta a possibilidade imediata de devolver a categoria a minuta de PCCS elaborado pela Comissão SINTEPVG /SME  em outubro 2013 e segundo revê a posição equivocada da SME  em não reconhecer a profissionalização dos funcionários de nível médio como uma conquista de 2010. Porém, no conjunto dos dois documentos a avaliação da Assembleia Geral é que os documentos não atendem as reivindicações da categoria para superar o impasse da greve.

Segundo a  vice-presidente do Sintep/VG,  Aparecida Cortez , o oficio nº 50 não dá garantias  à categoria. "O documento precisava  conter o cronograma de pagamento das dívidas acumuladas com a categoria. São três pontos a serem definidos: jornada, piso e profissionalização. Sobre a jornada mantém as 25 horas, mas precisa garantir o 1/3 da hora atividade, que o município não vem cumprindo. A profissionalização precisa ser garantida piso para os profissionalizados e não profissionalizados e apresentar o cronograma das dívidas retroativas a 2010".

Para o professor Gilmar Soares Ferreira, algumas lições de casa ainda estão por fazer pela administração de Várzea Grande. "Primeiro: regulamentar a vida salarial de 2012 (refazer o envio de um PLC como a lei 379813, somente que a mesma deve ter validade em 2012. Segundo: regulamentar o piso salarial de 2013, o que vai requerer um novo PLC com a definição de tabelas próprias (7,97%). Terceiro: regulamentar o piso salarial de 2014 com a reestruturação do PCCS (8,32%) com tabelas próprias. Quarto: estabelecer em lei a Revisão do Enquadramento de 2010 com calendário de pagamento; e quinto: assegurar a profissionalização de funcionários, como foi conquista em 2010 e pagamento dos direitos assegurados em que o/a funcionário/a profissionalizado, migra da Tabela de Nivel Elementar para Técnico de Nível Médio como estabelecido na lei salarial que tem com referência o PCCS contido na Lei 3.505/2010".

 

Deliberações da assembleia:

 

1) Avaliar como de conteúdo insuficiente os ofícios 045/2014 e 050/2014 diante das reivindicações da categoria para suspender a greve;

2) Manutenção da greve por tempo indeterminado;

3) Exigir o envio imediata da Minuta de PCCS para a categoria avaliar os pontos sem acordo para REESTRURAÇÃO DO PCCS;

4) Publicar o resultado da REVISÃO DO ENQUADRAMENTO DE 2010 COM CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DOS RETROATIVOS;

5) Assegurar o direito a PROFISSIONALIZAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS estabelecendo a tabela do profissionalizado e não-profissionalizado na carreira e,

6) ATUALIZAÇÃO DO PISO SALARIAL NA CARREIRA COM TABELAS PRÓPRIAS A CADA ANO (2013 e 2013) dentro das reivindicações da Categoria.

 

Calendário de Mobilização

 

12 de março - Quarta-feira

06h - Panfletagem Ponte Sérgio Motta;

17h - Vigília na Câmara Municipal de VG

13 de Março - Quinta-feira

Ato Público - Concentração 7h na em frente à Procuradoria do Município - Ao lado da Secretária Municipal de Educação

Cuiabá, MT - 05/03/2014 00:00:00


Print Friendly and PDF

Exibindo: 4601-4610 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter