Planejada com apoio da CUT, da CNTE e por mais 70 entidades dos movimentos sociais de todo o País, a Campanha Nacional que defende a realização de um plebiscito para ampliar a participação e representação popular, ganhou as ruas, novamente, nesta terça-feira, dia 12 de agosto, dia nacional de mobilização.

Com a aproximação da Semana da Pátria se aproxima também a votação do Plebiscito Popular pela Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político que será de 1º a 7 de setembro. E os movimentos sindicais e sociais assumiram com tarefa principal mobilizar todos os setores da população brasileira para participar do Plebiscito Popular. Em Mato Grosso, o Comitê Estadual e o Comitê municipal realizaram panfletagem na Praça Ipiranga, centro de Cuiabá, capital.

De acordo com a vice presidente da Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso e secretária geral do Sindical do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Jocilene Barboza dos Santos, a panfletagem foi importante para chamar a atenção da população. "Precisamos realizar mais atividades como está para dar visibilidade a Campanha. Percebe-se que a ideia é bem aceita, porém falta informações a população. Nessa reta final temos que intensificar as atividades de rua", ressalta a secretaria geral do Sintep/MT,

O Plebiscito Popular luta por uma Assembleia Constituinte que será exclusivamente eleita e terá poder soberano para mudar o Sistema Político Brasileiro.

De acordo com as leis brasileiras somente o Congresso Nacional pode convocar um Plebiscito. Apesar disso, desde o ano 2000, os Movimentos Sociais brasileiros começaram a organizar Plebiscitos Populares sobre temas diversos, em que qualquer pessoa, independentemente do sexo, da idade ou da religião, pode trabalhar para que ele seja realizado, organizando grupos em seus bairros, escolas, universidades, igrejas, sindicatos, aonde quer que esteja, para dialogar com a população sobre um determinado tema e coletar votos. O Plebiscito Popular permite que milhões de brasileiros expressem a sua vontade política e pressionem os poderes públicos a seguir a vontade da maioria do povo.

Vamos levar os resultados do Plebiscito Popular a todas as autoridades e poderes da República: queremos que os interesses da maioria explorada e oprimida que constrói a riqueza da nação sejam respeitados e representados nas instituições políticas de nosso país!

Saiba mais e participe: http://www.plebiscitoconstituinte.org.br/

Com informações da CNTE e CUT 

Foto Thalyta Amaral

Cuiabá, MT - 13/08/2014 11:37:43


Print Friendly and PDF

Exibindo: 4301-4310 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter