A subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) de Jaciara lamenta a atuação da Prefeitura Municipal que deixou a própria sorte todos/as os/as profissionais interinos/as da educação da rede municipal, quando por decreto (Nº. 3.529 de 23 de março de 2020) suspendeu os contratados e comissionados. A contrariedade às medidas do prefeito Abduljabar Galvin Mohammad foi levada para a Procuradoria Municipal, em busca de solução digna para as centenas de profissionais que ficarão desempregados, justo no momento que mais precisariam dos salários.

Segundo a presidente da subsede do Sintep/Jaciara, Ester Assalin, os/as profissionais da educação contratados/as através do processo seletivo nº 001/2018 ocupam os cargos há dois anos e poderiam, conforme o edital de 2018, ter os contratos prorrogados por mais dois anos. Contudo, a Prefeitura achou mais indicado deixá-los sem assistência durante a crise sanitária e convocar um novo processo seletivo, para o mês de maio, apesar da orientação de isolamento. “Além do risco da aglomeração, em meio ao isolamento não existe de fato a necessidade, pois mais de 90% dos profissionais que participarão do seletivo são os mesmos que hoje atuam na rede e estão desempregados, e terão que pagar R$ 90,00 para se inscreverem”, destaca a presidente.

A dirigente reafirma que todos os contratados que foram convocados 2020 entraram em exercício antes do vencimento do seletivo, portanto estão todos habilitados para exercerem suas atividades no decorrer do ano letivo. O Sintep conjuntamente com o Sispjaci (Sindicato de servidores Municipal), esteve reunido em audiência com os secretários municipais de Educação e Finanças, mas sem sucesso. Com a negativa, novas ações serão tomadas, inclusive com comunicado à população,  reforçando o fato da medida contrariar orientação do Tribunal de Contas do Estado.

Assessoria/Sintep-MT

 

Cuiabá, MT - 22/04/2020 15:23:06


Print Friendly and PDF

Exibindo: 1271-1280 de 7589

Facebook

Curta nossa página no Facebook

Twitter

Siga nosso perfil no Twitter